TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE ESQUIZOIDE

Por:   •  12/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]        [pic 2]

Mantida pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí Ltda – UNESVI

Recredenciada pela Portaria nº 1.345, de 12 de julho de 2019

Sociedade esquizoide

Freitas, V., Mota, C. P., & Borges, M. (2014). No limite da realidade: intervenção psicoterapêutica na vivência de João. Estudos de Psicologia (Campinas), 31(2), 299-309.

THAÍS PEREIRA DOS PASSOS

É possível observar que no artigo de Freitas, Mota & Borges (2014), João, nome fictício dado ao paciente, possui quadros de humor não estável, isolamento, tristeza, e ouve vozes, sendo assim Joao é encaminhado para clinica por pedido próprio, algo excelente para o início de um tratamento, normalmente, pessoas com personalidade esquizoide possuem esquiva social.

 Em seu histórico pessoal, o paciente relata sobre uma pessoa pela qual teve sentimentos, mas houve oposições pelo lado dos pais, passou por conflitos com a mãe por esse acontecimento e acabou se machucando após uma discussão. Pessoas com uma personalidade esquizoide são frias e possuem dificuldades de demonstrar sentimentos, ao meu o fato de conflito com a mãe pode ter causado traumas e sequelas em sua vida até mesmo pelo fato em que ele relata que sente prazer em ver sangue, até mesmo quando está sacrificando algum animal.

Outro tópico que levara João estar nesse estado, segundo ele, é uma sociedade que o levou a ruina, podemos observar como o financeiro pode causar danos a vida de uma pessoa, muitas pessoas perdem a cabeça por conta de negócios e pode desencadear problemas psicológicos gravíssimos.

O diagnóstico psicológico dado a João é uma depressão desenvolvida ao longo do tempo, junto com outros sintomas, ele também possui ideações paranoide que se destacam para a sua instabilidade de humor, emoções e dificuldade para idealizações futuras.

O grande poder das imaginações faz com que o indivíduo crie várias situações na cabeça e acreditem como se fossem reais, assim como o caso de João, podemos ver que a sociedade esquizoide é uma realidade próxima nos dias atuais, pessoas que possuem esse tipo de personalidade normalmente tem dificuldades para se relacionar e não tem vontade de estar junto a família e amigos, perdendo todos os desejos possíveis que gere prazer.

O tratamento terapêutico é essencial nesses casos, pois ao meu ver faz com que o paciente se sinta acolhido, seguro e incluso no meio social cada vez mais, no caso de aplicar medicamentos, o paciente pode ser encaminhado para o psiquiatra, dessa forma o psicólogo e o psiquiatra trabalham em conjunto para um resultado eficaz e de sucesso.

Avenida Brasil, 45 – Fone (43) 3472-0201 – CEP 86870-000 – Ivaiporã /Paraná

www.fatecivaipora.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (747 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com