TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade Protetora dos Desvalidos

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.084 Palavras (21 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 21

 

FUNDAÇÃO VISCONDE DE MUDURU

(Equipe 01)

Gestão das Organizações do 3° setor

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

(SOCIEDADE PROTETORA DOS DESVALIDOS)

Salve nossa ancestralidade!! Continuamos na luta! Nosso nome é resistência.

                                                SALVADOR

2021

(Equipe 01)

Gestão das Organizações do 3° setor

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

(SOCIEDADE PROTETORA DOS DESVALIDOS)

Salve nossa ancestralidade!! Continuamos na luta! Nosso nome é resistência.

Trabalho Apresentado à Fundação Visconde de Muduru, como requisito parcial de avaliação da 2ª unidade da disciplina Gestão das Organizações do 3° Setor.

Docente: Washington Carlos .




SALVADOR

2021.1

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO

Um trabalho interdisciplinar onde desenvolvemos novos conhecimentos entre os discentes do curso de administração, das disciplinas Gestão das Organizações do Terceiro Setor e Gestão Pública. Com a finalidade de desenvolver a criatividade e inovação embasados pelos conhecimentos distintos adquiridos ao longo do itinerário acadêmico.

O desenvolvimento do trabalho utilizou o roteiro, contendo quesitos que induziram à realização de uma entrevista junto as questões desenvolvidas pelos componentes, escolhidas para coletar as informações necessárias para administração do estudo.

Durante a pesquisa, observamos as ações desenvolvidas na organização que discute a equidade de gênero e busca garantir os direitos humanos e civis do povo negro, foi possível compreender a importância dos diversos trabalhos e ações que buscam agregar pessoas para realizar exercícios que visam alcançar benefícios comuns para todo o povo negro.

É com esse objetivo que apresentamos o trabalho interdisciplinar realizado em grupo que buscou entender como uma organização do terceiro setor desenvolve suas atividades, e para trazer esses conhecimentos foi escolhida a Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) pela militância em favor dos homens e mulheres de cor durante quase 189 anos de existência.

 LÍGIA MARGARIDA GOMES DE JESUS

[pic 1]

A entrevistada Lígia Margarida Gomes de Jesus, brasileira, primeira mulher negra, Presidenta da SPD, onde ela faz questão de ser apresentada como Presidenta, mesmo contrariando as regras gramaticais. Está no seu segundo mandato, mulher periférica, nascida e criada no subúrbio Ferroviário de Salvador, proveniente do movimento de mulheres negras do subúrbio.

Através das atividades de militância do movimento de mulheres negras que ela teve conhecimento da existência da SPD, com participação e formação para captação de recursos para organização de projeto passou a estabelecer contato com alguns homens que eram membros da Sociedade Protetora dos desvalidos. Se encantou pela proposta de atuação da Sociedade e solicitou sua adesão como membro, o que segundo Lídia, demorou um pouco, 10 anos. Durante esse período encontrou uma certa resistência, pois a instituição era quase na sua totalidade formada por homem, relatou que essa dificuldade é divido a uma sociedade machista, que mesmo com tanta luta, com avanços, para que haja uma equidade de gêneros, uma maior igualdade, ainda hoje, como na época existiu e existe, muita resistência. Conquistando assim sua permaneça através do seu trabalho e dos seus argumentos, transformando todo uma diretoria, atualmente de 19 cargos gerenciais da entidade nove são ocupados e representados por mulheres, para a presidenta Ligia Margarida é uma grande conquista. Lígia relatou que a sua missão na SPD é equilibrar duas premências: a de preservação e a de renovação.

A Formação acadêmica da Presidenta Lígia Marida, ela é mestre em gestão social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Federal da Bahia, graduação em Psicologia pela Faculdade Castro Alves. Antes de ser membros da SPD assumiu o cargo de diretora da Associação Renascer Mulher. A frente da SPD vem se dedicando para renovar sem perder a preservação dos princípios da organização, e a marca que tem sido imprimida é a questão de gênero com a inserção de mulheres como membros na gestão.

SOCIEDADE PROTETORA DOS DESVALIDOS (SPD)

         [pic 2][pic 3]

 A escolha feita pela nossa equipe foi a Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), pessoa jurídica sem fins lucrativos do tipo organização associativa ligada à cultura e à arte, de natureza privada, registrada no CNPJ sob nº 13.100.250/0001-45, com sede no Largo do Cruzeiro de São Francisco, nº 17, Centro Histórico, Salvador – Bahia, CEP: 40020-280. Lema: “Fraternidade e Caridade”

‘O nome original é Sociedade Protetora dos desvalidos, porém, por questões legais, passou a ser apresentada Associação Protetora dos desvalidos, mas continua com a sigla SPD, e pode ser chamada assim, só não em termos legais’.

 PÚBLICO DESTINATÁRIO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

        Os desvalidos atuais são o público destinatário, estudando o conceito de desvalidos, e usando a analogia do que era no passado, pessoas negras escravizadas e o que se observa hoje. A SPD concluiu que é a população negra empurrada para a margem da sociedade, formando a periferia da cidade de Salvador, desprotegida e jogada à própria sorte, as quais são negadas as ferramentas sociais básicas do bem viver.

Sobre a abrangência geográfica, Lígia Margarida e a SPD rompeu fronteiras, baiana e nacionais, e está coordenando dois projetos relevantes que estão em curso com o apoio de importantes parceiros locais e brasileiros, que são: Hoje menina, amanhã mulher que foi iniciado no Município do Cazenga, Luanda, Angola; e a Casa de acolhimento e apoio a estudantes africanos em Salvador, Bahia, Brasil, que funciona em um do prédio que a sociedade possui.

No nosso estado, está atuando com comunidade quilombolas os quais são: Quilombo do Mulungu que fica na Chapada Diamantina e o Quilombo do Engenho da Ponte que fica em Cachoeira, com a formação para o empreendedorismo para fomentar o engajamento dessas comunidades em arranjos produtivos para garantir sobrevivência dessas comunidades.

 HISTÓRIA DA SOCIEDADE PROTETORA DOS DESVALIDOS

 A Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), ainda este ano de 2021 vai completar 189 anos de existência. É uma história longa, cheia de significados e exemplos de estratégias e pensamentos futurísticos, que infelizmente muitos soteropolitanos desconhecem, alguns conhecem parcialmente e outros conhecem pequenos fragmentos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (306 Kb)   docx (406.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com