TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Uberização

Por:   •  31/10/2019  •  Seminário  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2
  • A euforia que veio como uma oportunidade para sair do desemprego;
  • Vantagens de flexibilização do horário;
  • Ser seu próprio chefe (ser empreendedor);
  • “A transformação do trabalhador comum em microempreendedor.

Após a euforia veio a frustração de muitos recorreram ao aplicativo como uma forma de driblar o desemprego, porém pela grande oferta os serviços baratearam, diminuindo assim o rendimento antes conquistado.

  • Os aplicativos estão tornando algumas categorias em um “bico”;
  • Os profissionais se sentem explorados e se forçam a ir além do proposto para manter uma boa avaliação.

A uberização ficou muito conhecida após as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e a influência da tecnologia gerando assim um novo estilo de empregar, podendo ser aplicada em diversos tipos de serviços. Estando presente na sociedade atual, em uma realidade onde a taxa de desemprego vem aumentando cada vez mais e com a uberização é possível criar meios para que as pessoas possam sobreviver a essa crise.

Permitindo uma nova forma de terceirizar o serviço, onde as plataformas acabam se tornando responsáveis por intermediar o contato entre os consumidores e as pessoas que irão prestar o serviço contratado. Esses trabalhadores se tornam autônomos, se auto gerenciam e acabam arcando com todos os custos e riscos da profissão.

A princípio, sabe-se que a proposta de ser chefe de si mesmo seduz muita gente, porém existem muitos outros fatores envolvidos, como por exemplo todos os riscos diários são transferidos para o próprio trabalhador, ou seja, custo com manutenção do veículo, combustível, internet, seguro, em todos esses casos os gastos são do próprio trabalhador.

Sendo assim, a ideia vendida por esses aplicativos é a de que cada pessoa ao se cadastrar  a um aplicativo, cria sua pequena empresa, as vezes numa forma de empreender ou de divulgar seu portfólio, ou seja, o aplicativo é capaz de dar a oportunidade para que esses trabalhadores se tornem independentes, gerando novas formas de gerenciar os negócios e podendo fazer uso da tecnologia para que consumidores e fornecedores tenham um melhor contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (27.5 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com