TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL

Por:   •  19/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

RESUMO 4

INTRODUÇÃO 5

ECONOMIA DE MERCADO 6

Economia 6

Fluxo circular de renda 7

O custo de oportunidade 9

Microeconomia 10

Macroeconomia 11

Taxa de câmbio. 12

MATEMÁTICA APLICADA 12

Balanço patrimonial 13

Gráficos 13

ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL 15

Ética 15

Conceitos de Moral e de Justiça 16

Direito no trabalho 16

Direitos trabalhistas. 16

Demonstrações gráficas do setor de RH de acordo com o relatório anual de 2021 da Coagril. 17

CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS 20

RESUMO

Este projeto foi fundamentado em informações da empresa Cooperativa Agrícola de Unaí (COAGRIL), iremos abordar o impacto da empresa em âmbito microeconômico e macroeconômico no mercado. No projeto presente serão apresentadas disciplinas pautadas no estudo de curso tecnológicos superior Ead da Universidade Paulista (Unip), as disciplinas são: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Ética e Legislação, trabalhista e empresarial. Através do desenvolvimento deste projeto será possível aplicar na prática, a teoria abordada durante o 2° Bimestre de curso.

Foi utilizada como matriz de informações a plataforma virtual da empresa.

Palavras chave: Economia, macroeconomia, ética, legislação, empresa,

matemática e etc.

INTRODUÇÃO

A estruturação do Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II), foi baseada em disciplinas apresentadas durante o 1° semestre de estudos do Curso de gestão de Agronegócio. As disciplinas em questão abordadas são: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Ética e Legislação, trabalhista e empresarial.

O projeto presente tem como função colocar em prática as disciplinas citadas a cima, visando o desenvolvimento de uma empresa escolhida pelo aluno, que neste caso é a Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril). Através do conhecimento proposto no decorrer do semestre e a coleta de dados secundários acerca da empresa definida como objeto de estudo será possível criar relação entre a teoria adquirida e prática no cotidiano do aluno.

As fontes de coleta de dados referente a empresa serão apresentadas após a conclusão do projeto.

ECONOMIA DE MERCADO

Economia

Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. O confronto entre as necessidades infinitas reveladas pelos desejos dos agentes econômicos e a disponibilidade de recursos que se dispõem para atendê-las constitui o chamado problema econômico.

Surge, então, o fenômeno da escassez, que é, nos dias atuais, cada vez mais presente nas preocupações dos seres humanos.

Estudando os fatores que interferem na motivação dos indivíduos, o psicólogo norte-americano

Abraham Maslow hierarquizou as necessidades, da base ao topo de uma pirâmide, representando-as do

seguinte modo:

Figura 1 : Lá Pirâmide de Maslow, fonte se encontra referência.

De fato, são perenes as necessidades dessas várias subdivisões. A transição para a categoria superior significa que as necessidades anteriores foram (ou estão sendo) atendidas, ainda que não em sua plenitude, mas em ritmo suficiente para justificar uma menor preocupação dos indivíduos, propiciando as preocupações com as das categorias superiores.

A empresa Coagril tem como sua principal função a armazenamento de grãos produzidos pelos cooperados (setor primário). Oferecendo assim suporte no armazenamento de grãos.

Fluxo circular de renda

O Fluxo Circular de Renda sustenta a ideia de que a economia é feita através de trocas, que são subdividas em dois mercados:

Mercado de bens e serviços: as empresas ofertam produtos e serviços necessários para as famílias, que compram esses bens, gerando renda para a empresa.

Mercado de fatores de produção: tudo aquilo que pode gerar produção, como o trabalho, terra ou capital, oferecidos pelas famílias, que são contratados ou adquiridos pelas empresas.

Figura 2: Fluxo Circular de Renda básico, fonte da referência.

É possível analisar o Fluxo Circular de Renda por duas óticas: o fluxo real e o fluxo monetário. Para isso, é preciso ter em mente que o objetivo dos dois agentes econômicos descritos no modelo acima é buscar renda para alcançar metas.

O fluxo real é associado ao mercado de fatores de produção, onde as famílias vendem sua mão de obra, alugam suas terras ou disponibilizam seu capital para gerar insumo de produção para as empresas em troca de renda. Neste fluxo não importam os valores das transações, mas sim o que está sendo objeto de troca. Os fatores envolvidos são: oferta de bens e serviços; demanda de fatores de produção; oferta de fatores de produção (terra, trabalho ou capital); demanda por bens e serviços.

O fluxo monetário está associado ao mercado de bens e serviços, onde os serviços e produtos vendidos pelas empresas são consumidos pelas famílias e pagos com a renda que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com