TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABNT - NORMAS PARA TRABALHOS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 4

CEDUC

MANUAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

SÀO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

2008

INTRODUÇÃO

Apresenta ao leitor o assunto que será tratado e as etapas que serão desenvolvidas, sem, no entanto, antecipar nada do desenvolvimento ou da conclusão. Dependendo do tipo de trabalho, é bom especificar a metodologia utilizada

Somente se redige a introdução depois do trabalho completamente pronto, apesar dela ser a primeira na ordem de apresentação

DESENVOLVIMENTO

É o corpo principal do trabalho. Contém todos os dados solicitados pelo professor, o problema que está sendo discutido e os resultados que foram alcançados. Pode ser subdividido em partes, com títulos, subtítulos e intertítulos, organizados numa ordem tal, que não se perca a seqüência entre elas.

CONCLUSÃO

É a parte em que o aluno tem plena liberdade para descrever como entendeu o assunto que foi desenvolvido e o que concluiu da pesquisa realizada. Para tanto, é bom que se avalie os resultados obtidos, amarrando-se as idéias e sintetizando-se toda a reflexão.

BIBLIOGRAFIA

É o conjunto de publicações, documentos que, porventura, tenham sido utilizados. Essas referências podem ser de diversas naturezas, como vídeos, artigos de jornais ou revistas, livros e textos em geral.

FORMATAÇÃO DO TRABALHO

As margens deverão seguir as seguintes medidas:

• Margem Superior = 3 cm.

• Margem Inferior = 2 cm.

A partir da margem deverão seguir as seguintes medidas:

• Rodapé = 1,25 cm

Em todo trabalho deverá ser usado sulfite branco

• Tamanho do papel = A4 [largura: 210 mm (21cm) e altura: 297mm (29,7cm)].

FORMATAÇÃO DE TEXTO E TÍTULOS

Para a digitação do texto poderão ser usadas as letras Arial ou Times New Roman tamanho 12. Observar que a Times New Roman é uma letra menor que a Arial.

Para a formatação é usada letra tamanho:

14 (negrito e maiúsculo) para TÍTULOS (capítulos)

12 (negrito e maiúsculo) para SUBTÍTULOS e

12 (negrito e caixa alta e baixa) para Intertítulos.

Para iniciar um capítulo, deixar 2 linhas em branco com espaçamento entre linhas = 1,5 linhas no tamanho 12 e escrever o título do mesmo na 3ª linha.

O texto deve ser digitado com espaçamento 1,5, com exceção das notas de rodapé, citações longas, tabela e bibliografia, que serão digitadas em espaço simples. O alinhamento do texto deverá ser Justificado.

O corpo do trabalho deve ser digitado em caixa alta e baixa (só a primeira letra maiúscula) usando a letra tamanho 12. O parágrafo para o corpo do texto corresponde a 1 tab, o que equivale 1,25 cm da margem.

Notas de Rodapé

Numeração deve ser única e consecutiva para cada capítulo. Não deve ocupar mais que 50% da página. Não pode encerrar-se na página anterior. Tamanho da fonte 10. Espaçamento entre linha simples. Justificado.

Citações

São vários tipos de citações que podem ser usadas dentro do texto. Todas seguem a formatação padrão para o texto do trabalho. Tamanho 12. Sem negrito. A mais comumente utilizada é a seguinte em dois casos:

Ex.: Para BACH (1973), “todos nós procuramos alguém que nos compreenda, que nos aceite como somos, apesar as duras provas. Somente ontem, encontrei este mágico alguém, quando olhei pelo espelho.”

Ex.: Conforme Bach, “todos nós procuramos alguém que nos compreenda, que nos aceite como somos, apesar as duras provas. Somente ontem, encontrei este mágico alguém,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com