TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALAADDDEEEN

Por:   •  27/5/2015  •  Monografia  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

COLÉGIO IGUATEMY

Matheus dos Santos Messiano

3°Ano do Ensino Médio

O CONTRAGOLPE MILITAR: Os motivos que levaram os militares a intervirem na política brasileira em 1964 e as principais medidas administrativas depois do contragolpe até 1968

São José dos Campos – SP

2014

MOTIVOS DO GOLPE MILITAR EM 1964

Foram vários os motivos pelos quais os militares tomaram o poder em 1964. Na década de 20, uma minoria que ficou conhecida como Tenentista foi de certa forma a primeira representação de manifestação por parte dos militares, apesar de não ter surtido efeito algum. A partir daí, a insatisfação permaneceu mas de forma silenciosa, até que em 1955 durante o governo de Juscelino Kubitschek começaram a surgir as primeiras revoltas militares, porém o estopim do golpe se deu no governo de João Goulart, o Jango, que vinha desagradando com suas políticas de esquerda, sendo até acusado de comunismo.

DISPUTA PELO COMANDO MILITAR

Por essas e outras, os militares se uniram e instauraram a ditadura no país. Apesar de o golpe ter acontecido em 1964, há quem diga que só entrou mesmo em vigor em 1968 com a criação do AI-5, o qual concretizava o poder da ditadura militar de extrema direita. Esta observação se dá pelo fato de o regime militar no período entre 1964 e 1968 ter sido um tanto quanto desuniforme, tendo a frente dos militares castelistas de certa forma ‘’disputando’’ a frente do poder com os albuquerquistas, os palacianos, e os linhas dura, sendo estes últimos os ‘’vitoriosos’’, tendo executado com perfeição o que é chamado de ‘’golpe dentro do golpe’’, com a instituição do AI-5, tendo sido este ato o que selou a supremacia militar ‘’intocável’’ no governo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com