TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMARILDO SE

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONTEXTO ADMINISTRATIVO 4

3 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem por objetivo apresentar as informações, sobre uma devida empresa Comercial S. E EVANGELISTA. Seu ramo de atuação no mercado, seu histórico, resultados.

Apresentando as teorias da administração que se encaixa com essa empresa e também qual seria a melhor para a mesma atualmente. Às dificuldades que enfrenta para sobreviver no mercado competitivo, essas micro empresas como esta que iremos falar no trabalho são de extrema importância para a geração de empregos e distribuição de renda no Brasil.

Este trabalho está focada nas disciplinas apresentadas neste semestre como: Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONTEXTO ADMINISTRATIVO

Razão Social: S. E EVANGELISTA. Capital Social 80.000,00 Nome fantasia: Comercial SE, localizado na Rua Heitor Villa Lobos, n° 3775 Setor 11 na Cidade de Ariquemes, Estado de Rondônia. O Comercial SE atua no ramo de gêneros alimentícios, ou seja, secos e molhados, possui atualmente no seu quadro 04 funcionários, sendo a proprietária, caixa, entregador e a zeladora, esta e uma micro empresa e esta de porta abertas a 08 anos, ela surgiu quando seu proprietário verificou a necessidade de um mercado neste setor.

A teoria de Taylor propôs a organização racional do trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, substituindo assim a observação de outros, no comercial SE a ORT e bastante usada todo e qualquer serviço e realizado de forma rápida e objetiva. Outra situação é teoria de Fayol é a identificação das principais funções da Humanidade que são: Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar(POCCC), no entanto esta teoria não é muito usada no comercial SE, aparentemente e uma empresa em fase de aprendizagem apesar de já possui 08 anos no mercado. Entre as teorias da administração verificamos que a que mais se encaixa atualmente, com a situação da empresa e a teoria neoclássica, por que esta empresa procura buscar soluções praticas para resolver seus problemas.

A comunicação é uma ferramenta fundamental para as empresas no que se refere à obtenção de excelentes resultados como: aumento de produtividade e ganho financeiro. Porém, quando há falhas ou barreiras na comunicação, gera vários transtornos que podem levar a empresa a difamação, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma ruim gera, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes e funcionários. Pois bem e desta forma que acontece no Comercial SE, os funcionários não possui boa comunicação pelo contrário péssima comunicação e o proprietário a comunicação do mesmo e pior ainda, cada faz o que acha certo e pronto não possui nenhum tipo de diálogo com funcionários e nem clientes para uma melhor gestão, seus fornecedores possui muita dificuldade de conta quitar com o proprietário cada um dá uma ordem e pronto. De acordo com a pesquisa de Prochnow et al. (2005), conclui-se que as falhas de comunicação interferem no bom andamento dos processos dentro das empresas, causando prejuízos e interferindo desde a qualidade até o prazo de entrega dos produtos finais.

A empresa está classificada no setor terciário, e o ramo de negocio e o comercio, este setor econômico e o que mais vem crescendo no Brasil ultimamente. Os clientes do Comercial SE são pessoas físicas, pois o comercial não atende pessoa jurídica, a faixa etária de renda destes clientes e de 01 a 03 salários mínimos, são pessoas de baixa e media renda, geralmente mulheres, pois as famílias daquele bairro onde esta localizado o comercial as mulheres em sua maioria são chefes de família, não possui um bom grau de escolaridade, geralmente um ensino médio incompleto. Esses clientes muito dificilmente buscam um produto especifico mais sim valores menores, ou seja, qual for mais barato e não o melhor. A empresa se utiliza mais de venda a vista e para aqueles clientes mais antigos e fieis venda a prazo de 30 dias a contar do dia da compra, por isso o proprietário não se preocupa com tendência ou o que mais sai em determinada época e sim o que mais vende sempre, segundo ele a política não interfere em suas vendas, e o que ajuda ele a tomar decisões e somente o fato de que vende mais ou menos e não o cliente.

Geralmente nesta empresa são os fornecedores que fazem papel decisivo nas estratégias de venda, pois quanto mais barato os fornecedores repassarem os produtos mais barato à empresa poderá vender, e o perfil de seus clientes, são pessoas que procuram o mais barato e não o melhor produto.

Atual Organograma da Empresa Comercial SE.

Os cargos que compõe o comercial SE, são os de: caixa, entregar e zeladora, os funcionários tem um grau de relacionamento bem próximo todos se conhece e aparecimento possui um bom relacionamento quando se fala em convivência. Podemos citar como políticas de Recursos Humanos as seguintes: Valorização do potencial humano para gerar ambiência organizacional favorável à motivação das pessoas, levando-as a contribuir e se comprometer com a excelência do desempenho e dos resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com