TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA DE ADMINISTRAÇÃO

Tese: ATIVIDADE AVALIATIVA DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

1ª ATIVIDADE AVALIATIVA DE ADMINISTRAÇÃO

1. a) Descreva as forças que compõem o macroambiente.

1) Ambiente Político-Legal: padrões de organização do Estado, formado por leis, códigos, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam comportamentos individuais e coletivos.

Exemplos:

- Legislação trabalhista: norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho;

- Legislação Tributária: se refere às leis referentes à definição de tributos, atribuição de responsabilidade tributária e à cobrança de tributos no país, incluindo a fiscalização e as penalidades para quem não cumpre a lei.

- Código de Defesa do Consumidor: obriga colocar preço nos produtos expostos para o consumidor, direito de o consumidor efetuar a troca dos produtos dentro de um prazo estabelecido, etc.;

- Lei Anti Fumo: proibição da veiculação de propagandas de cigarro na TV; - Lei Seca: proibição de propagandas de bebida alcoólica em determinado horário e de venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais, etc.

2) Ambiente Econômico: as pessoas para poderem adquirir bens ou serviços no mercado necessitam do poder de compra. O ambiente econômico engloba os fatores que afetam o poder aquisitivo do consumidor e os seus padrões de gastos.

Ex: inflação, taxas de juros, aumento ou diminuição do PIB (Produto Interno Bruto), distribuição de renda, níveis de emprego, etc.

3) Ambiente Sócio-Cultural: composto por instituições e outras forças que afetam as tradições culturais, valores, ideologias, costumes sociais, mitos, crenças. Produtos e serviços são desenvolvidos de acordo com as necessidades e estilos de vida.

Ex: preocupação com a saúde e a estética (academias e produtos diet e light), impacto dos grupos musicais sobre os jovens no estilo de vestir e normas sexuais.

4) Ambiente Demográfico: estudo estatístico das populações humanas e suas características, de acordo com cada região. Devem-se considerar os seguintes aspectos: crescim[***]ento da população mundial, composição da faixa etária, composição étnica, níveis de instrução, renda familiar, escolaridade, ocupação, localização, etc.

5) Ambiente Tecnológico: são novas tecnologias que proporcionam uma melhor execução das suas operações e realização das tarefas. As condições tecnológicas influenciam na competitividade das empresas quando se trata de inovações, pois novas tecnologias são sinônimos de novos mercados e oportunidades. Toda tecnologia nova substitui uma tecnologia antiga.

Como exemplos, os transistores prejudicaram a indústria de válvulas, os CDs substituíram os discos de vinil.

Mais recentemente a tecnologia moderna vem como destaque a TV de Led que vem substituindo a TV de LCD, os tablets substituindo os PC’s.

6) Ambiente Natural: o ambiente natural é o tema mundial de maior importância para as empresas e para o público. Devem-se conscientizar de quatro tendências do ambiente natural: escassez de matéria-prima, aumento do custo de energia, aumento da poluição, intervenção governamental na administração dos recursos naturais.

7) Ambiente Internacional: pode-se definir como parte da globalização, abertura dos mercados, onde as empresas investem e buscam novos mercados fora dos seus países ou mercado local.

- Eliminação de barreiras ao livre comércio

- Formação de blocos econômicos (MERCOSUL, ALCA)

- Unificação européia com a criação da moeda única (Euro)

b) Como as forças macroambientais podem influenciar nos negócios do McDonald’s. Exemplifique.

1) Ambiente Político-Legal: um exemplo claro é a isenção do ICMS sobre a venda de sanduíches BigMac, realizado desde 1988, no último domingo de agosto, durante o evento “MCDia Feliz”.

A SEFAZ (Secretaria da Fazenda) de cada estado estabelece esta isenção do imposto através de Resolução (ato em que o administrador define normas de procedimento.)

2) Ambiente Sócio-Cultural: todo o recurso arrecadado durante o evento “MCdia Feliz” é revertido para instituições de apoio e combate ao câncer infanto juvenil de todo o país, denominadas AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer).

Por outro lado, o hábito de consumo dos seus produtos está entre as graves causas da obesidade. Para minimizar esta situação e se adaptar as tendências de alimentação saudável, a rede passou a comercializar saladas e sucos naturais.

3) Ambiente Econômico: quanto melhor a renda e poder aquisitivo das pessoas, maior será o consumo. Dependendo do custo para produção dos produtos, o preço pode ser menor que o da concorrência, tornando-se maior a competitividade.

4) Ambiente Natural: a produção de seus produtos causa danos ecológicos, pois o excesso de embalagens descartáveis é um dos exemplos de fatores desses danos. Providências já estão sendo tomadas para combater esses danos, no caso, a substituição das embalagens de isopor por papelão reciclável.

5) Ambiente Demográfico: nas grandes e médias cidades existem lanchonetes e quiosques da empresa, pois as grandes concentrações de consumidores dos produtos estão estabelecidas nestes locais, dentro de shopping centers, principais ruas e avenidas, próximos a escolas, faculdades, etc.

6) Ambiente Tecnológico: adoção da tecnologia 3G em seus restaurantes e quiosques com objetivo de atingir 100% de disponibilidade do sinal em máquinas de pagamentos, visando mais agilidade no sistema de vendas por crédito e débito.

Disponibilização de acesso à internet em suas lojas através do sistema Wi-Fi (internet sem fio).

2. Descreva cada um dos elementos da Análise Estrutural de Porter (Modelo de Porter de ambiente competitivo), tendo como base o mercado cervejeiro:

➢ Rivalidade entre concorrentes: no mercado de cervejas a líder é a Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) que detém marcas como Skol, Antártica e Brahma. A AmBev possui a hegemonia no setor de bebidas: a cada 100 (cem) caixas de cervejas e refrigerantes que são vendidas, 70 (setenta) são de suas marcas. Sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com