TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AVALIATIVAS DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Tese: ATIVIDADES AVALIATIVAS DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – (CEAD)

ADMINISTRAÇÃO

POLO MACE

ARIANA SANTOS VIEIRA - RA: 330136

QUESTÕES AVALIATIVAS DE

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES AVALIATIVAS DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

• Tema 1

1 - A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época.

No principio da Revolução Industrial surgiu o desejo de novas formas de exploração e gerenciamento para aperfeiçoar indústria que era mecanicista. Com salários baixos e sem direitos, os trabalhadores eram expostos a jornadas e tratamentos desumanos. Com toda essa situação, começam a surgir iniciativas mais aprimoradas com o intuito de alta produção através de métodos de controle de seus fatores e da gestão de pessoas. Incertezas são muitas, grande desequilíbrio entre capital e trabalho não existe um ambiente de trabalho adequado, enquanto demanda de mercado e lucros se elevam a cada dia, e as indústrias não conseguem suprir toda essa demanda, não tendo pessoas eficientes, capazes de assimilar novas tecnologias e adaptação às novas disciplinas de suas áreas, os trabalhadores não estava capacitados para essa evolução. Surge então a necessidade de uma ciência administrativa, de um modelo a seguir a fim de suprir as necessidades do mercado. Como foco a produtividade e acabando com os conflitos. Era necessário criar um gerenciamento e força de trabalho certa, capacitados e experientes através de técnicas administrativas, de gestão de pessoal e treinamento. Suprindo a produtividade, assim como ambiente de trabalhos adequados como maior conforto e remuneração e benefícios adequados.

• Tema 2 :

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como

ponto de partida uma empresa industrial. O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75). Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50). De acordo com as considerações de Maximiano, pode-se afirmar que Fayol claramente dividiu quem “pensa” de quem “faz”. Explique essa afirmativa.

Fayol explica que a administração deveria ser observada como função separada das demais funções da empresa. Como podemos observar ele afirma que tem que haver uma separação de quem pensa de quem faz, é utilizado nos dias atuais. A maior mudança dessa idéia está em identificar o trabalho dos administradores e separá-los das atividades operacionais da empresa, não misturar. Segue os princípios da administração de Fayol: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais, Remuneração, Centralização ou Descentralização nos dias atuais, Linha de Comando (Hierarquia), Ordem, Equidade, Estabilidade dos funcionários, Iniciativa, Espírito de equipe. Estudando a teoria de Fayol podemos observar a divisão das funções. As funções de um gerente e seus agregados Fayol deixou explicado que cada um tem que saber o que fazer em suas ações em cada setor, há necessidade de coordenação e suas tarefas precisam de controle superior, um setor tendo um líder e esse subordinado a gerencia. A organização é um sistema dividido nos seus subsistemas interligando e formando um todo.

Tema 3

Por que os resultados iniciais da Teoria das Relações Humanas foram considerados ingênuos?

Nessa época o valor ao trabalhador era pouco eles não acreditava que a parte principal da organização entre e sai pela porta (as pessoas) denominava o homem como um instrumento a ser usado pela organização. Os empresários procurava maximizar os lucros e o trabalhador melhores salários uma abordagem manipulativa. A escola das relações humanas ficou sem credito principalmente por valorizar símbolos baratos e relegar a um plano secundário as recompensas salariais. Essa teoria ocultou esse conflito apresentado por ambos os lados.

Tema 4:

Pesquise sobre Balanced Scorecard e explique como essa tecnologia de gestão é capaz de auxiliar na tomada de decisão organizacional.

Essa é uma importante ferramenta para o mercado como nome em inglês balanced scorecard é um planejamento importante em sistema de gestão que é ramificado e utilizado no mundo dos negócios e da indústria, governo e organizações sem fins lucrativos para estabilizar as atividades de negócios para a visão e a estratégia da organização, melhorar a comunicação interna e externa, e monitorar o desempenho da organização contra a estratégica dos objetivos. Foi criado pelos Dr. Robert Kaplan (Harvard Business School) e Dr. David Norton como um exemplo de avaliação de desempenho que adicionou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com