TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Identificação de várias partes da administração, em relação à empresa

Seminário: ATPS: Identificação de várias partes da administração, em relação à empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Seminário  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

1 – OBJETIVO DE UMA EMPRESA 6

2 - ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO: 7

2.1 - REGIME DE CAIXA 7

2.2 –REGIME DE COMPETÊNCIA 8

3. PRINCIPAIS ASPECTOS DO REGIME TRIBUTÁRIO BRASILEIRO 8

4 - O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO 9

4.1 - O conceito de Inflação 9

4.2 - Por que o dinheiro perde o valor ao longo do tempo? 9

4.3 - O que faz o dinheiro perder o valor ao longo do tempo? 9

5 - ORÇAMENTO DE CAPITAL 9

5.1 - Procedimentos para Elaboração de um Orçamento de Capital 10

6 - MÉTODOS DE ORÇAMENTO DE CAPITAL SEM RISCO 10

6.1 Técnicas de Avaliação da Elaboração de um Orçamento de Capital 10

6.1.1 - Método Payback: 10

6.1.2 - Método do Valor Atual Líquido (VAL) ou Valor Presente Líquido (VPL): 10

6.1.3 - Método da Taxa Interna de Retorno (TIR): 10

6.1.4 - Comparação da TIR com o VPL e o Payback 11

7 - RELATORIO FINAL 12

CONCLUSÃO 14

REFERENCIAS 15

INTRODUÇÃO

Neste trabalho temos o objetivo de identificar e apresentar as diferentes partes da administração, ao que se refere a uma empresa. Observando atentamente ao detalhes das formas de administrá-la com eficiência e eficácia.

A área da administração financeira é uma parte extremamente importante, pois a partir dela, pode-se analisar se a empresa necessita de melhorias, corrigindo erros, para que sua estabilidade no mercado seja ativo.

Para isso iremos desenvolver as analises mais precisas para que os resultados possam ser mais precisos, nas tomadas de decisão, dentro de uma organização.

A parte financeira de uma empresa é que faz as negociações, investimentos, contratações, compras, pagamentos, por isso tudo deve ser estudado antes de concretizado. Pois a partir destas respostas pode elevar a empresa ao sucesso ou se não feito corretamente ao fracasso.

1 – OBJETIVO DE UMA EMPRESA

O objetivo desta etapa é obter respostas, para os diversos assuntos de interesse de uma organização. Os objetivos de uma empresa é sempre o foco nos resultados, a busca constante para manter-se no mercado de forma eficaz e produtiva. Ter uma boa visão entre fornecedores e clientes, para que os mesmos possam obter lucros.

Para que isso possa se tornar concreto, a administração da organização precisa estar atenta aos resultados, observando-os se estão positivos ou negativos, focando nas melhorias dos negativos para que a empresa busque os erros e corrija-os com eficácia. Onde é preciso analisar os investimentos, e observar se o retorno foi o esperado. Na atualidade a empresa não visa somente o lucro, precisa também ter qualidade no serviço ou nos produtos por ela oferecido, pois assim possam garantir a fidelidade de seus clientes que fazem com que a empresa solidifique cada vez mais no mercado.

Com foco nos objetivos as empresas buscam atender as necessidades de seus clientes, satisfazendo-os com soluções práticas treinamento de funcionários, para que tudo ocorra com perfeição.

A administração financeira também tem dois lados da balança patrimonial onde possui administração de financiamento e administração de investimento. Por sua vez a administração de financiamento refere-se ao lado direito do Balanço Patrimonial da empresa e envolve as fontes de recursos. Dois enfoques sustentam esta atividade do administrador financeiro:

A decisão de qual a composição mais apropriada entre financiamento a curto e ao longo prazo a ser estabelecida, o que é bastante importante, pois afeta tanto a lucratividade da empresa como sua liquidez global; e o juízo de quais as fontes individuais de financiamento, a curto ou a longo prazo, são as melhores, em dado momento. Algumas decisões dessa natureza exigem uma análise profunda das alternativas disponíveis, de seus custos e de suas implicações em longo prazo. O Custo Médio Ponderado de Capital é uma medida eficaz para este tipo de decisão. Chamada de Decisão de financiamento.

No outro lado, a chamada Decisão de investimento, onde O administrador financeiro determina a combinação e os tipos de ativos que fazem parte do Balanço Patrimonial da empresa. Essa atividade está relacionada ao lado esquerda do Balanço. A composição refere-se ao montante de recursos aplicados em Ativos Circulantes e em Ativos Permanentes (fixos). Depois que a composição estiver definida, o administrador financeiro deve fixar e tentar manter níveis ótimos para cada tipo de Ativo Circulante. Deve também decidir quais são os melhores Ativos Permanentes a adquirir e saber quando os ativos existentes se tornarão obsoletos e precisarão ser modificados, substituídos ou liquidados. A determinação da melhor estrutura de ativo para a empresa não é uma tarefa simples; requer o conhecimento das operações passadas e futuras das empresas e a compreensão dos objetivos que deverão ser alcançados a longo prazo. Existem várias técnicas para avaliação dessas decisões, como a Taxa Média de Retorno, Payback (Prazo de Retorno), VPL (Valor Presente Líquido) e TIR (Taxa Interna de Retorno).

As funções do administrador financeiro são muito importantes para que ambos os lados da balança possa ser concluído com sucesso que se espera. Onde são analisadas através dos demonstrativos contábeis básicos da empresa. E estas funções são atribuídas 3 consideradas primordiais:

2 - ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO:

Esta função envolve:

Transformação dos dados financeiros em uma forma que possa ser utilizada para orientar a posição finan¬ceira da empresa e promover a sua continuidade;

Avaliação da necessidade de aumento ou redução da capacidade produtiva; e Determinação de que tipo de financiamento adicional deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com