TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - AULA 5

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Anhanguera de Niterói – UNIAN

Curso: Administração

Professora: Ana Paula Menezes

7° período

Competências Profissionais

[pic 1]

Luana Bastos – 5426892176

Niterói

2015

        Quando pensamos em competência, muitas vezes fazemos a analogia ao substantivo competência. Não podemos fazer uma ligação com o estado de ser competente ou não, pois isso remete a pessoas imutáveis e cuja avaliação fica a par de alguém, esse termo muito usado na administração tem um sentido muito mais complexo do que podemos imaginar.

        Competência hoje vem sendo apresentado por alguns autores, como substituto do taylorismo e fayolismo. Porque quando falamos de Taylor(Administração Científica), falamos da administração que pensa no operário de fábrica, da fadiga, de um trabalho quantitativo, um operário sem significado e trabalho com tempo calculado. Onde Ford também atua e diz que o administrador tem o papel de analisar o trabalho das pessoas em conseguir que elas trabalhem o máximo possível em aspectos quantitativos e qualitativos Nessa perspectiva temos uma competência de somente saber-fazer. E no Fayolismo (Teoria Clássica da Administração) temos o pensamento da organização como um corpo todo pensante, departamentos, hierarquias, definição das 6 funções, e assim começamos a traçar um perfil de competência que só irá ser aprofundado na Administração Contemporânea.

        Sabendo desses pensamentos de Taylor e Fayol observamos que existe nas figuras a contradição dos bonecos, um tem o olhar sem foco, tem uma visão estratégica sem objetivo, pois está sem competência específica, sem qualificação, uma administração sem especialização onde ficamos com uma estratégia de perspectiva, o qual podemos dizer que seria voltado taylorismo e fayolismo. E no segundo boneco, ele tem um olhar focado pois busca suas competências, tem um foco com objetivo estratégico, talvez uma qualificação ligada a subjetividade, mais voltada a Administração Contemporânea.

        Quando começamos a falar da Administração Contemporânea falamos do início do termo competência, que surgiu quebrando cargos e salários. Utilizamos nesse trabalho o termo competência para qualificar a pessoa apta a realizar, no presente, sua atividade com maestria, tendo, para tanto, suficientes conhecimentos, habilidades e atitudes. Essa definição trata a competência como um termo amplo, composto por aspectos intelectuais, emocionais e morais, sendo todos importantes para o desempenho adequado das funções, nas quais o profissional é dito competente. Porém não podemos taxar competência como um único significado pois devemos estar cientes da amplitude do termo e variações dos contextos. Em resumo, competência uma palavra, muitos sentidos.

        Podemos fazer a ligação da palavra competência com as figuras da síndrome de eggmcmuffin, no qual vemos o quanto a empresa Mc Donald’s inovou quando teve a percepção da diferença dos seus serviços, por exemplo de um big Mac quando é servido para quando simplesmente é comprado. Muitos dirão que nada mudou, de fato é uma verdade porém a estratégia de posição é a mesma, mas a estratégia de perspectiva não, o que faz um olhar totalmente diferente dos seus clientes. Assim como quando implantaram o café da manhã na rede de fast food, continuou sendo a mesma instalação mas com algo inovador. Podiamos tratar um caso hipotético de a rede incrementar um jantar fast food para adeptos de jantares tarde da noite, seria uma mudança de posição e perspectiva. Na última figura já não existe nem hambúrguer e nem a pessoa o que pode ser a inovação do self-service. Essas mudanças muitas vezes ocorrem somente em uma embalagem nova. Vemos que competência é algo mutável e varia de acordo com o contexto do processo, variações do mercado, um ciclo de mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com