TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absenteísmo

Por:   •  20/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Pesquisa Absenteísmo

Apresentação

Absenteísmo é a ausência do funcionário dentro da empresa, seja ela justificada ou não, essa ausência causa um grande prejuízo para empresa, pois o tempo de trabalho perdido gera enormes problemas, tais como retardamento, perda de ritmo do desenvolvimento da produção, entre outros.

O Absenteísmo é um tema importante para administradores de empresas e também para os colaboradores. Atualmente o índice de absenteísmo está aumentando cada vez mais, por vários motivos, entre eles a desmotivação, doença, supervisão.

Contextualização

Antigamente os grandes líderes não tinham muito controle das faltas dos funcionários, pois se um funcionário faltasse o outro tinha que trabalhar em dobro, com o decorrer do tempo os funcionários ganharam uma grande importância na empresa e hoje em dia cada funcionário tem seu cargo, se algum colaborador faltar, sua equipe de trabalho perde o ritmo no desenvolvimento e os clientes que não são atendidos ficam descontentes.

Justificativa

O absenteísmo é tão importante para as empresas quanto o índice de rotatividade. O absenteísmo é o termômetro de ausências no trabalho e isso é essencial para a empresa ter um controle de seus colaboradores.

Problemas

Absenteísmo ou ausentismo é uma expressão utilizada para designar a falta do colaborador ao trabalho. Essa falta é um dos problemas que vem aumentando cada dia mais dentro das organizações por vários motivos. Quais problemas devemos identificar para diminuir o índice de absenteísmo?

Objetivos:

* Geral

Analisar os motivos que contribuem para o absenteísmo.

* Específico

- conversar com os colaboradores da empresa para diminuir o índice de absenteísmo.

- contribuir para a diminuição do absenteísmo.

Fundamentação Teórica

Absenteísmo ou ausentismo é a freqüência e/ou duração de tempo de trabalho perdido quando os funcionários não comparecem ao trabalho. O absenteísmo gera grandes problemas na empresa, tais como retardamento, perda de ritmo no trabalho,

descontentamento de clientes que não são atendidos por ausência ou atraso de empregado.

Um dos referenciais importantes na Administração de Recursos Humanos é o acompanhamento do absenteísmo, que é a indicação de incidência de faltas e atrasos dos empregados no trabalho. Entre as causas de absenteísmo na empresa podem ser encontradas doenças pessoais ou familiares, problemas de transporte, problemas climáticos (chuva, etc), desmotivação do trabalhador, dificuldades financeiras, alcoolismo, supervisão, falha da chefia e atrasos ou faltas involuntárias por motivos de força maior.

O índice de absenteísmo é muito importante, pois o referido índice é o termômetro de ausências no trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com