TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abseteismo

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdade Nossa Cidade

Arthur Siqueira RA: 63641

Claudinéia Menezes de Morais RA: 10644

Gisele Tavares Borges RA: 71743

ABSENTEÍSMO

Carapicuíba - SP

2016

SUMÁRIO

1. Recursos Humanos ............................................................................................. 3

.................................................................................................................................... 4

  1. As Organizações ................................................................................................ 5

2. Absenteísmo ......................................................................................................... 6

..................................................................................................................................... 7

..................................................................................................................................... 8      

3. Análise de Caso das Empresas ........................................................................... 9

.................................................................................................................................... 10

4. Diagrama de Ishikawa ......................................................................................... 11    

5. Plano de Ação ...................................................................................................... 12

6. Conclusão ............................................................................................................ 13

7. Referências .......................................................................................................... 14      


1. RECURSOS HUMANOS

O RH é designado para estudar no campo de Recursos Humanos, onde lida com o aspecto humano em geral na organização.

É definido por um conjunto de estratégias técnicas que visa contribuir para atrair, motivar, treinar e desenvolver o capital humano da empresa (pessoas) de qualquer grupo, ou seja, todos nós. Segundo Isabelle Ferreira, (2012, p. 19), “RH é o conjunto de práticas de Recursos Humanos para a realização das atividades inerentes ao setor. ”

O poder de decisão vem exatamente desta área para que sejam atingidos os objetivos empresariais, dentro de um determinado período de tempo.

A primeira tarefa, inclusive a primordial é a contratação, onde a empresa deve ter como parâmetro: quantas pessoas, de que tipo serão necessárias para realizar o trabalho na empresa, sendo necessário o planejamento para que seja tomada a ação, prevendo e promovendo o movimento de pessoas para dentro e para fora da organização.

O planejamento na área de Recursos Humanos atende as necessidades futuras do profissional de RH, analisa a rotatividade, demissões, contratações e o desenvolvimento da empresa (treinamento).

O RH deve conhecer os objetivos da sua empresa e atentar-se aos processos necessários para a obtenção dos resultados esperados, garantindo mão de obra eficiente na execução dos procedimentos e agregando valor aos produtos e serviços através do suporte à organização com o desenvolvimento dos múltiplos papéis do RH. É importante ter a consciência de que os processos de RH são de responsabilidade dos profissionais desta área e se não forem assumidos pelos seus representantes, deixarão de ser vistos como geração de valor para o sucesso organizacional.  (FONSECA, 2012, p. 15)

O profissional atuante nesta área, deve ter um ótimo conhecimento e formação (capacidade técnica) para que toda atitude tomada referente ao capital humano, seja realizada de forma condizente, agindo de acordo com o código de ética da empresa e obedecendo as políticas. Assim a organização consegue com fluidez agir de forma correta diante do patrimônio mais importante da empresa, as pessoas.

A finalidade de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações, que por sua vez, tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem.

Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão. Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

 

  1. As Organizações

Dentro de uma organização existem direitos e deveres a serem cumpridos, de forma organizada havendo a interação entre os indivíduos, com respeito, profissionalismo e acima de tudo espírito de equipe, pois sozinhos não conseguem chegar a lugar algum.

A vida das pessoas constitui umas infinidades de interações com outras pessoas e organizações. O ser humano é eminentemente social e interativo. Não vive isoladamente, mas em constante convívio e relacionamento com seus semelhantes. Devido a suas limitações individuais, os seres humanos são obrigados a cooperarem uns com os outros, formando organizações para alcançar certos objetivos que a ação individual isolada não conseguiria alcança. A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas. (CHIAVENATO, 1943, p. 25).

A maneira de se lidar com o ser humano é relativa, pois cada sua personalidade, tendo em vista que deve se adequar ao modo de percepção de cada um.

2. ABSENTEÍSMO

É um tema a ser estudado com muita cautela pela Administração de Recursos Humanos (ARH), pois pouco se tem certa precisão porque o absenteísmo acontece. De acordo com Chiavenato as organizações demonstram uma certa característica para suas ações.

Muitas organizações procuram combater a rotatividade e o absenteísmo atuando sobre seus efeitos e não sobre as causas: substituindo rapidamente os funcionários que se desligaram ou descontando os dias perdidos ou ausentes dos que faltaram ou ainda oprimindo os faltantes. (CHIAVENATO, p. 23, 1936)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (498.7 Kb)   docx (289.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com