TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adadbtyjysrtg

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 4

KATIUSKIA Eletronics e a crise do nível de serviço.

A KATIUSKIA Eletronics é uma empresa coreana fabricante de produtos como interruptores eletromagnéticos (relés). A empresa tem cinco fábricas em diferentes países no Extremo Oriente, com o Centro de operações em Seul, Coréia do Sul.

A KATIUSKIA do Brasil, fundada em 1998, é uma subsidiária da KATIUSKIA Electronics. Essa subsidiária cumpre as funções de distribuição e serviços no Brasil. Ela tem um depósito central em Santos, que atende dois tipos de clientes: distribuidores e fabricantes de equipamentos originais (Original Equipment Manufactorers) - OEMs). Normalmente, os distribuidores mantêm estoques da KATIUSKIA e fornecem aos seus clientes quando necessário. Os OEM’s utilizam os produtos KATIUSKIA para fabricar itens como acionadores automáticos de portões de garagem.

A KATIUSKIA Eletronics produz cerca de 2500 produtos diferentes, todos eles fabricados no Extremo Oriente. Os produtos acabados são armazenados em um depósito central na Coréia e distribuídos para diferentes países. Os itens vendidos no Brasil são transportados de navio para o depósito de Santos.

Recentemente a KATIUSKIA brasileira observou um aumento significativo na competição e uma enorme pressão de seus clientes e distribuidores para aperfeiçoar os níveis de serviço e reduzir os custos. Infelizmente, conforme Komatsu, gerente de suprimentos, “o nível atual de serviços está em baixa. Apenas cerca de 70% de todos os pedidos são atendidos no prazo. Por outro lado, no estoque são mantidos principalmente produtos que não estão sendo demandados”.

Em uma recente reunião em que participaram Chan Moom, presidente da KATIUSKIA do Brasil, Ken Hall, vice-presidente e gerente geral, e Li Chan, representante dos centros de operações da Coréia, Komatsu apresentou diversas razões para o baixo nível de serviços.

  1. Dificuldades com a previsão de demanda do cliente. Naturalmente, as mudanças na economia, o comportamento do cliente e outros fatores apresentam um grande impacto na demanda, e são bastante difíceis de serem prognosticados.
  2. Longo lead time na cadeia de suprimentos. Um pedido gerado pelo depósito de Santos chega em seis ou sete semanas. Há duas razões preliminares para o longo lead time: em primeiro lugar, é necessária uma semana para o processamento no centro de distribuição central na Coréia e, em segundo lugar, o tempo de trânsito marítimo é muito longo.
  3. O grande número de SKUs (stock keeping unit -  item de produto mantido em estoque) manuseados pela KATIUSKIA brasileira. Conforme mostrado anteriormente, a KATIUSKIA brasileira distribui para seus clientes cerca de 2500 produtos diferentes, variando de pequenos relés a grandes controladores programáveis.
  4. A baixa prioridade dada à subsidiária brasileira pelo centro de operações de Seul. Um pedido que chega ao centro de operações coreano a partir de clientes japoneses ou coreanos geralmente recebe uma prioridade maior do que um pedido recebido do Brasil. Desta maneira, o lead-time para atendimento de um pedido do Brasil  é ocasionalmente bem maior do que sete semanas.

Para ilustrar a dificuldade na previsão de demanda, Komatsu providenciou um gráfico, que apresentava  informações da demanda mensal para o item xxx-1534, um relé utilizado na produção de refrigeradores (ver Figura 1). Conforme o gráfico, a variabilidade na demanda do cliente é muito alta; a demanda muda mensalmente e é difícil prever qual será a demanda do cliente, mesmo quando técnicas sofisticadas de previsão de demanda são utilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (758.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com