TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adiministração

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

Planejamento estratégico e suas fases

[pic 8][pic 9]


ALEX MASCARENHAS RODRIGUES

Planejamento estratégico e suas fases

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, trabalho interdisciplinar individual

Itaberaba

1.0 Introdução         

Neste estudo iremos discorrer sobre assuntos estudados nas matérias desenvolvidas no decorrer curso, que são:  Administração Estratégica, Administração de Sistemas de Informação e Gestão de Negócios.

  Podemos  definir a administração estratégica como uma de uma solução tecnológica, independente do grau de complexidade dos sistemas, negócios e processos envolvidos, surge como uma das tarefas mais importantes no contexto empresarial atual que, cada vez mais, alia as oportunidades de negócios à velocidade de implantação e eficiência das soluções de Tecnologias da informações que as sustentarão. Observar-se que diante da importância de tal definição, a qualificação e a especialização da equipe que define soluções tecnológicas em uma empresa de grande porte devem ser diretamente proporcionais à importância desta organização. A  complexidade sistêmica da organização, tanto em relação ao negócio quanto, e mais profundamente, em relação à arquitetura de hardware e software que envolve todo o parque tecnológico dela.

  O mercado corporativo têm adotando diversas ferramentas de Tecnologias da Informação para gerenciar seus negócios e adquirirem melhoria de desempenho dentro do mercado que atuam.  As  exigências dos clientes atuais não se restringem apenas à questão relacionadas com o produto final, mas também com o processo de produção e as conseqüências dele para a sociedade. A Tecnologia da informação, oferece uma séria de ferramentas com o intuito de melhor organizar e estruturar as empresas, entre esses sistemas destacam-se: ERP, CRM, SCM, BI, BSC, que veremos no decorrer mais abaixo.

2. 0 Sistemas de Informações.

 Entre os principais sistemas de informações podemos destacar os seguintes:ERP,CRM,SCM,BI,BSC.

  • ERP (Enterprise Resource Planning) - é um conjunto de atividades executadas por um software multi-modular com o objetivo de auxiliar o gestor de uma empresa nas importantes fases de seu negócio; Tipicamente, um sistema ERP ou usa, ou está integrado a uma base de dados relacional (banco de dados multirelacional). Cada sistema ERP oferece um conjunto de aplicativos funcionais individualizados para aquisição; Muitos sistemas ERP’s são comercializados em um pacote com os módulos básicos oferecendo módulos adicionais em função do interesse individual de cada empresa. Esse sistema responde esta questão. Economizar dinheiro, aumentar a eficiência e continuar competitivo. Assim, existe para incrementar a empresa e a razão de ser do negócio jamais será satisfazer os requisitos de um sistema. Economizar dinheiro, aumentar a eficiência e continuar competitivo. O sistema existe para incrementar a empresa e a razão de ser do negócio jamais será satisfazer os requisitos de um sistema. A competição entre as empresas que desenvolvem o ERP com certeza tratará deste assunto, oferecendo maneiras individualizadas de manter a personalidade e pessoalidade do negócio.
  • CRM é um sistema integrado de gestão com focalização para o cliente, constituído por um conjunto de procedimentos organizados e integrados num modelo de gestão de negócios, do Inglês "Busines Proccess Management" (BPM). O software que auxilia e apoia esta gestão é normalmente denominado sistema de CRM. Os processos e sistemas de gestão de relacionamento com o cliente permitem que se possa controlar e conhecer as informações sobre os clientes de maneira integrada, principalmente através do acompanhamento e registo de todas as interações com o cliente, que podem ser consultadas e comunicadas a diversas partes da empresa que necessitem desta informação para orientar as decisões a tomar.
  • SCM - (Supply Chain Management, ou em português GCL, gestão da cadeia logística) aos instrumentos e métodos que visam melhorar e automatizar o abastecimento, reduzindo os stocks e os prazos de entrega. Fala-se assim de trabalho “em fluxo tenso” para caracterizar a redução ao máximo dos stocks em toda a cadeia de produção. Os instrumentos SCM apoiam-se nas informações de capacidade de produção presentes no sistema de informação da empresa para passar automaticamente ordens de encomendas. Assim, os instrumentos SCM estão fortemente relacionados com o Software de Gestão Integrada) (ERP, Enterprise Resource Planning) da empresa.

3.0 Estratégias empresarial.

As profundas mudanças que o mundo cooperativo passa, já passou e vem passando são alterações no que respeitos a maneira de gerir um negócio, com características dinâmicas e sofrendo pressões externas e internas, as organizações tentam a todo custo se adequar a tais mudanças sob pena de se tornarem obsoletas e se extinguirem como os dinossauros, BOLJWIN E KUMPE (1990) afirmam que a competitividade está fundamentada no trinômio, produtividade, qualidade e flexibilidade, esta por sua vez, esta atrelada a capacidade da organização em se adequar face às demandas flutuantes de seu market, fazendo com que os gestores mantenham uma visão focada nas pequenas oscilações ocorridas dentro e fora deste cenário, provocando uma postura organizacional pró-ativa, capaz de enfrentar e se adequar a qualquer nuance. Por que usar o planejamento estratégico? Quais os impactos gerados na organização com sua implementação? Como utilizá-lo? Muitos empresários relutam em reconhecer a sua importância, muitos por desconhecimento, algumas por falta de mão de obra preparada na formulação e execução dos mesmos, algumas organizações não possuem direção, gerindo pessoas e negócios pelo instinto, de forma empírica vão galgando obstáculos que se apresentam no dia a dia, é fato que, muitas empresas não possuem planejamento estratégico, não possuem plano de ação, não possuem seus objetivos definidos de forma clara, o que as torna vulnerável aos ataques de concorrentes mais experientes, abrindo espaço para entrada de novos players, permitindo a criação de novas marcas, novos negócios, usando como referência a própria empresa, fazendo parte mais tarde das estatísticas de mortandade prematura de empresa com menos de um ano de abertura. O ambiente empresarial está em constante mudança, Heráclito apud Waterman (1993, p. 216) jê expunha:                        
                        O Planejamento estratégico deve ser precedido de uma análise minuciosa das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da organização, possibilitando uma visão holística de seus processos, pessoas, mercado, serviços, produtos e principalmente de seu diferencial competitivo face aos seus concorrentes, estabelecendo parâmetros para sugestão de melhorias e elevando com isso a competitividade e a eficiência da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com