TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administraticvo

Por:   •  18/6/2015  •  Artigo  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 4

Caderno de Questões

Mercado Financeiro

1º Questão:

A estrutura atual do nosso Sistema Financeiro Nacional (SFN), foi estabelecida a partir da Lei 4.595 de 31 de dezembro de 1964. Assinale, dentre as alternativas abaixo as instituições que foram criadas a partir desta lei e que representam nossas Autoridades Monetárias:

a) Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central do Brasil (BCB)

2º Questão:

A partir da ocorrência de diversas transações feitas por um cliente, com valores expressivos, diferentes beneficiários e em diferentes períodos de tempo, o gerente bancário começou a suspeitar de crime de lavagem de dinheiro. A qual instituição do sistema financeiro este profissional deve comunicar o fato?

e) Banco Central do Brasil

3º Questão:

Com a alta das taxas de juros e da inflação, muitos poupadores estão saindo da Caderneta de Poupança em busca de aplicações financeiras com maiores rentabilidades. Contudo, são poucas as alternativas de Renda Fixa que oferecem isenção do IR sobre os rendimentos como a poupança. Assinale estas opções.

a) Letras de credito agricola (LCA) e Letras de Credito Imobiliario (LCI)

4º Questão:

No mercado de capitais são negociados os titulos de valores mobiliarios nas Bolsas e nos mercados de Balcão (organizados ou não). Assinale, dentre as empresas abaixo, a única opção que pode negociar seus títulos no mercado de Balcão:

b) Sociedades Anônimas de Capital Aberto

5º Questão

É muito comum o público em geral confundir aplicações financeiras com operações de investimento. Contudo, estudantes e profissionais da área não podem cometer este mesmo erro. Desta forma, com base nas afirmativas abaixo, quais apresentam nas distinções entre uma “aplicação financeira” e um “investimento”:

d) todas estão corretas

6º Questão:

Após sucessivas perdas financeiras, fracassos empresariais e diferentes denúncias de má gestão, os acionistas da Empresa ABX se reúnem para denunciar a Direção da Empresa. A qual instituição do sistema financeiro os acionistas devem se dirigir?

c) Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

 7º Questão

Com base nos diferentes conceitos que constituem o mercado financeiro, em nosso país, assinale qual das afirmativas abaixo é a única INCORRETA:

b) os Títulos Públicos Federais são classificados como valores mobiliários, dado que são representativos da abertura de capital da Dívida Pública.

8º Questão

No mercado financeiro temos aplicações financeiras que se dividem entre Renda Fixa e Renda Variável. A partir das afirmativas abaixo, qual apresenta a distinção correta entre estes dois rendimentos:

a) Enquanto as aplicações de renda fixa são remuneradas a taxa de juros, tanto pré-fixadas quanto pós-fixadas, as aplicaçoes de renda variável possuem seu rendimento definido pelo resultado operacional, ou valorização do ativo a que se refere.

9º Questão

O Tesouro Direto, nos últimos anos, se constituiu em uma importante alternativa para aplicação de recursos para pequenos e médios poupadores. Tanto por sua segurança, quanto pelas possibilidades de diferentes rendimentos. Assinale, dentre os títulos negociados, qual o mais indicado para recuperar as perdas com a inflação oficial:

  1. Tesouro IPCA + 20XX

10º Questão

A Previdência complementar Aberta se tornou, nos últimos anos, um importante instrumento de aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Sendo os valores dos benefícios aplicados por uma entidade gestora participante do SFN. Qual entidade supervisora do SFN é responsável pela fiscalização destas gestoras:

b) Superintendência de Seguros Privados – SUSEP

11º Questão

No mercado acionário temos alternativas de operações financeiras tanto no mercado a vista, quanto no mercado futuro. Ao realizarmos operações com ações no mercado a vista, estas podem ser do tipo “ordinária” ou “preferêncial”. Como podemos diferenciá-las:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com