TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. Samuel Klein criador e gestor

Tese: Administração. Samuel Klein criador e gestor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Tese  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos fazer muitas pesquisas e aprofundamentos em vários aspectos da família Klein, como Samuel entrou no mercado de trabalho e como enfrentou os desafios de um administrado. Qual as características do processo de fusão com o grupo Pão de Açúcar, apontando os motivos pelos quais a nova gestão da Via Varejo enfrenta resistência dos colaboradores das Casas Bahia.

Estudar as estruturas do mercado e características diferenciadas, pesquisando sobre preços, propaganda, formas de pagamentos, obstáculos que as empresas enfrentam.

Tendo conhecimento da cultura das empresas como os valores sua missão e sua visão empresarial.PRIMEIRO DESAFIO: Teorias da Administração II

Questão 1:

Samuel Klein criador e gestor

da maior rede de varejo do país em 1957, Samuel comprou sua primeira loja, quando os clientes iam até a loja para fazer o pagamento das suas prestações acabavam adquirindo novos produtos. Em 2004 ás Casas Bahia entrou no Rio Grande do Sul, chegando a cerca de 14 milhões de clientes e mais de 400 lojas.

A maior sabedoria de Samuel foi além de enxergar as necessidades do mercado de trabalho e entender o povo das classes menos favorecidas e passando adiante seus ensinamentos e suas experiências para os membros da gestão e seus familiares.

Tem um modelo de gestão sofisticado sustentado por três pilares:enorme poder de campo, gestão financeiro impecável e uma grande publicidade. È muito parecida com a teoria clássica.

Tem uma grande organização no trabalho em equipe, a maneira em que Samuel Klein diz respeito a gestão empreendedora, tinha visão mostrando que estava na hora de fazer muitas mudanças e também de correr atrás de clientes levando os seus produtos com facilidades e facilitando o pagamento em varias vezes.

Na sua empresa os funcionários sentem-se respeitados e apoiados é uma empresa onde tem como tradição atender as classes baixas valorizando e compreendendo o ser humano.

Questão 2:

Em 2009, o grupo Pão de Açúcar anunciou a aquisição do Ponto Frio. A compra colocou o Pão de Açúcar na liderança do varejo brasileiro, com cerca de R$ 26 bilhões de faturamento e mais de mil lojas e 79 mil funcionários. No mesmo ano, o Pão de Açúcar comprou as Casas Bahia, e integrou os negócios no setor de varejo de bens duráveis.

Da fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio surgiu a Via Varejo, que é controlada majoritariamente pelo Pão de Açúcar, e tem como segundo maior sócio a família Klein, que era dona das

Casas Bahia.

É esta transação comercial que o Cade deve julgar, para avaliar se não há riscos de monopólio ou concentração econômica com a fusão. O Cade é um órgão do Ministério da Justiça responsável por manter a concorrência entre empresas de diversos setores para os consumidores não serem prejudicados por falta de opção de compra.

No acordo as Casas Bahia têm 49% das ações ordinárias da nova empresa e o Pão de açúcar 51%. As Casas Bahia devem continuar focada as classes C e o Pão de Açúcar ficará com a classe A e B, o desafio será unir essas culturas organizacionais tão distintas.

Questão 3:

O Pão de Açúcar demitiu 13 executivos do grupo e 5 da Via Varejo, empresa que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom (vendas on-line), em um momento de disputa entre os dois maiores acionistas da companhia: Abílio Diniz e o francês Cassino, novo controlador.

As mudanças foram comandadas por Enéas Pestana, presidente do grupo, e não encontraram resistência dos acionistas.

Tiveram como objetivo simplificar a estrutura do Pão de Açúcar e mexer em áreas prioritárias da ViaVarejo - financeira e logística.

A principal alteração foi à demissão de Claudia Elisa Soares, que dirigia o setor financeiro da Via Varejo. A executiva será substituída por Vitor Fagá, que ocupava o cargo de diretor de relações com investidores e corporativa do Grupo Pão de Açúcar.

Ainda na Via Varejo chega Ney Santos veio da diretoria-executiva de tecnologia da informação do Pão de Açúcar para assumir a vice-presidência de Tecnologia da Informação e de Logística.

No Grupo Pão de Açúcar, as mudanças ocorreram mais na área de negócios do varejo alimentar.

-Pão de Açúcar, Extra, Minimercado Extra.

Foram poupadas as diretorias de apoio como RH e controles, entre outras.

Jorge Herzog foi promovido de diretor para vice-presidente de operações e Mara Maehara assume a diretoria de TI no lugar de Ney Santos.

Em comunicado, o grupo afirma que “o objetivo é simplificar as estruturas e tornar a empresa mais leve, ágil e ainda mais orientada para a satisfação dos clientes”.

SEGUNDO DESAFIO: MICRO E MACROECONOMIA

O varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial do Brasil e do mundo. Notícias sobre o varejo aparecem quase diariamente nos cadernos econômicos dos principais jornais brasileiros. À medida que as empresas varejistas se expandem, passam a adotar avançadas tecnologias de informação e de gestão e desempenham papel cada vez mais importante na modernização do sistema de distribuição e da economia brasileira. Com um volume anual de vendas superior a R$ 100 bilhões, compreendendo cerca de um milhão de lojas, e representando mais de 10% do PIB brasileiro, as atividades varejistas desempenham um papel de relevante importância no cenário econômico do Brasil.

Nos últimos anos, o varejo vem atravessando um processo de transformação especialmente intenso. Com o acelerado ritmo de consolidação do setor, um número crescente de varejistas aparece na relação das maiores empresas do Brasil. O Carrefour e o Pão de Açúcar situam-se entre as cinco maiores empresas privadas brasileiras, com vendas anuais de quatro bilhões de dólares. Entre as 100 maiores empresas privadas brasileiras, 12 pertencem ao setor varejista.

Com a internacionalização da economia e a estabilização econômica, o país vem assistindo a mudanças significativas em função das exigências de adequação impostas pela nova conjuntura

econômica. Muito se tem discutido sobre o mercado nos diversos setores da sociedade e, em especial, no varejo. O comércio varejista está passando por um novo ciclo de expansão. Tolhido por consecutivos planos econômicos, ganhou novo fôlego para voltar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com