TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrta~ção 3º

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.067 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9


SUMÁRIO

1-Introdução............................................................................................................. 6

2. Desenvolvimento.................................................................................................. 7
2.1. Primeira Entrevista........................................................................................... 7 
2.1.1.Etapa 2............................................................................................................... 9
2.1.2.Etapa 3............................................................................................................. 10
2.1.3.Etapa 4............................................................................................................. 10
2.2. Segunda Entrevista............................................................................................ 12
2.2.1. Etapa 2............................................................................................................ 14
2.2.2. Etapa 3............................................................................................................ 14
2.2.3. Etapa 4............................................................................................................ 15

Conclusão.................................................................................................................. 16

1_ INTRODUÇÃO

Em qualquer área ou setor que se atue, para obter sucesso, as organizações e empresas precisam ter um planejamento adequado que funcione e necessitam elaborar estratégias que resultem no atingir as metas e objetivos desejados.
Planejamento de mercado, estratégias de marketing e aplicação de métodos eficazes de negociações são temas que devem ser aprofundados e analisados pelas empresas.
Apresentaremos nesse trabalho considerações sobre os processos de Pesquisa de mercado, Marketing e Negociação, após realização de entrevistas analisamos as informações coletadas na empresa Dira Construções, que é um pequeno material de construção localizado no bairro Santo Antônio na cidade de Jequitinhonha/MG. Falaremos aqui dos desafios e obstáculos encontrados pela empresa que por ser de pequeno porte, e localizada em um bairro periférico da cidade. Como a dona da empresa lida com os desafios de estratégias de marketing, pesquisas de mercados e métodos de negociação para a manutenção e um futuro crescimento da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 APRESENTAÇÃO 

Através das visitas que fizemos a empresa e as conversas que tivemos com os clientes e possíveis clientes da empresa, identificamos que a proprietária centraliza as informações na empresa, faz todas as funções dentro da mesma, desde a compra de materiais até a venda direta com os clientes, onde a colaboradora a ajuda nessa parte da empresa. Com isso, ela consegue identificar, e resolver, as necessidades que os seus clientes possuem quando vão à busca de materiais.

2.2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

2.2.1. Nome Fantasia:
Razão Social: Setor: Material de Construção
Porte: Micro Empreendedor
Tempo de atuação no mercado:
Situada a Proprietário:
2.2.2 Entrevista


1 - Como a empresa determina os preços dos produtos?

R. Analiso primeiramente o preço que compro dos fornecedores, a partir disso, faço os cálculos e vejo quanto posso colocar de margem de lucro em cada produto, aí chego ao preço final, que passo aos meus clientes.

2 - A empresa possui um banco de dados de clientes? 

R. Um banco de dados ainda não possuo.


3 - Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

R. Não possuo uma forma concreta de divulgar a minha empresa na cidade, ela é conhecida através das pessoas que compram e indicam o material de construção para outras pessoas.


4 - A empresa monitora seus concorrentes? 

R. Não monitoramos os nossos concorrentes, acho que eles que me monitoram.

5 - A empresa realiza pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas? 

R. Sempre quando faço uma venda pergunto ao cliente se gostou do produto, assim identifico se ficou satisfeito, e sempre o convido para poder voltar e fazer uma nova compra.

6 - Como é feita a sua negociação com os fornecedores e com os clientes de sua empresa?

R.A minha negociação com os fornecedores é de certa forma amigável, sempre peço um desconto e de acordo com a compra que faço, consigo o desconto que desejo, também sempre faço o possível para pagar as contas em preço de á vista. Já com os meus clientes, também uso a forma que se pagarem á vista, eu concedo um desconto melhor, mais a venda a prazo não consigo fazer o desconto.


ETAPA 3: Análise das informações coletadas 

A empresa Dira Construções, tem um aspecto interessante que é o contato direto com os clientes, porém a mesma tem certos problemas, por exemplo: a gestão empresarial é de certa forma amadora, pois não tem um plano de trabalho, não possuem metas para as vendas, a empresa não investe em marketing, não tem um banco de dados dos clientes, porém se a proprietária se adequar ela pode fazer com que a empresa se solidifique no mercado e cresça.

Para conseguir visualizar o negócio como um todo a gestora da Dira Construções deve buscar aprender como fazer um planejamento estratégico, ou seja, como olhar para o futuro e escolher a direção que a empresa deverá seguir para alcançar os objetivos almejados pela proprietária.

A empresa pode estabelecer metas, fazer uma pesquisa aprofundada da localização e abrangência do seu estabelecimento, investir em marketing onde poderá divulgar melhor a empresa e torná-la mais conhecida no mercado, é fundamental que a empresa esteja atenta se cada venda está sendo lucrativa, ou seja, aprender como fazer Gestão de Marketing e Vendas.

Para gerenciar melhor a empresa, é importante que a gestora aprenda a cuidar das entradas e saídas do dinheiro que a empresa movimenta, ou seja, fazer a Gestão Financeira para ter o controle das finanças e poder decidir com mais segurança sobre como gerenciar as vendas e as despesas. Por fim a empresa deve aprender a conhecer melhor os concorrentes, para buscar melhores estratégias para se diferenciar e  ser mais competitiva no exigente mercado atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (74.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com