TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminstração

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – PÓLO DE AGUDOS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

TEÓRIAS DA ADMINISTRAÇÃO

                                            DÉBORA ALCARDE XAVIER 415741

                                               ELAINE POLIDORO DA SILVA 417973

                                             FÁTIMA MITIKO HUKUGAIT 420788

                                                 JOSIANE POLIDORO CESCATE 417976

                                                     MARY ROSE FREITAS DIAS 785725777

                                           SANDRA REGINA OLIVEIRA 415657

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS –        TEÓRIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Professora Mônica Satolani

Agudos – SP

2013

SÚMARIO

1 - INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 03

2 - DESENVOLVIMENTO

        2.1 - ORIGENS DA ADMINISTRAÇÃO NAS EMPRESAS ...................... 04

        2.2 - ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA ........................ 04

        2.3 - ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O

SURGIMENTO DAS TEORIAS ..................................................................... 06

        2.4 - ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO .............. 08

        2.5 - ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES

FLEXÍVEIS ........................................................................................................ 09

1 - INTRODUÇÃO

        A Teoria da Administração começou com a ênfase nas tarefas com a administração científica de Taylor, a seguir, a preocupação básica passou a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria Burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista.

São ao todo cinco variáveis que provocaram com o tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da Teoria da Administração. São elas: Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional surgiram com a reação humanista; Teoria dos Sistemas sendo completada pela Teoria da Contingência, surgindo no ambiente e posteriormente na tecnologia.

Cada teoria administrativa procura privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais. As correntes de pensamentos e as Teorias Administrativas sofreram grandes influencias da época nas quais foram concebidas e principalmente dos papéis exercidos por seus principais fundamentadores, como por exemplo, o engenheiro Taylor, que concebeu a Teoria Clássica, onde utilizou com absoluta certeza seus conhecimentos adquiridos em sua formação acadêmica.

As organizações são divididas em dois componentes principais: recursos e objetivos. Recursos: humanos, materiais, financeiros, além do próprio tempo e espaço. Objetivos: produzir (produtos e serviços). É a administração que controla os processos de transformação e divisão de trabalho. É ela também a responsável pelas decisões sobre o uso de recursos para atingir objetivos.

Atualmente, as principais funções administrativas são: Fixar objetivos (planejar); Analisar e conhecer os problemas; Solucionar problemas; Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas); Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); Negociar; Tomar as decisões (rápidas e precisas); Mensurar e avaliar (controlar).

De acordo com uma definição mais moderna - Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. Portanto, estudar administração tem uma razão principal de ver o seu reflexo sobre o desempenho das organizações. E somente há organizações devido o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos e pessoas.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 - ORIGENS DA ADMINISTRAÇÃO NAS EMPRESAS

        A palavra “administração” tem sua origem do latim, ad que significa direção, subordinação ou obediência e iniciou no século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. A maior preocupação de Taylor foi eliminar os desperdícios e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar a produtividade pela aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

        Na atualidade, a administração é a ferramenta, a função ou instrumento que torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir o desenvolvimento. Contudo é o processo de realizar e alcançar ações que utilizam recursos para atingir objetivos, e são importantes em todas as escalas de aplicações de recursos empresarias e organizacionais.

        Como destaque no estudo da administração os impactos sobre desempenhos das organizações (produtividade), a forma de administrar a organização que a torna capaz de atingir seus objetivos.

2.2 - ADMINISTRAÇÃO UMA HABILIDADE HUMANA

        As habilidades podem ser natas ou adquiridas, ou seja, as pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, de acordo com a necessidade e motivação que passarão a ter ao longo de sua existência.

  • HABILIDADE TÉCNICA - é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer prático, com objetivos físicos e concretos; consiste em saber utiliza métodos e equipamento necessário para realização de tarefas especifica.
  • HABILIDADE HUMANA - é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve a capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos, está relacionada à interação com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da cooperação dentro da equipe e o encorajamento da participação dos mesmos.
  • HABILIDADE CONCEITUAL - é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualização do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso.

2.3 - ACONTECIMENTOS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS

         Há algum tempo atrás as pessoas viviam mais de forma de improvisos, sem saber exatamente no que ocasionariam de bom ou ruim para elas, por tanto Taylor, Fayol e Hawthorne, foram os percussores de teorias para que existisse uma espécie de um bom nível de produtividade nas empresas, com maior eficiência e maior produtividade nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (169.9 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com