TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admistração

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.934 Palavras (24 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MAIRA LIMA ALVES

NATHANE SILVA ROSSETE

PATRICIA GABRIELA FERREIRA DE CASTRO

PEDRO HENRIQUE XAVIER DA SILVA

SIMONE BATISTA PIRES

FINANÇAS EMPRESARIAIS

[pic 3]

Itumbiara - GO

2014

MAIRA LIMA ALVES

NATHANE SILVA ROSSETE

PATRICIA GABRIELA FERREIRA DE CASTRO

PEDRO HENRIQUE XAVIER DA SILVA

SIMONE BATISTA PIRES

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR – 4° Período - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  de Administração Financeira e Orçamentária, Mercado de Capitais e Direito Tributário.

Itumbiara-GO

2014[pic 4]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA....................................4

2.1.1 - MERCADO DE CAPITAIS.............................................................................7

2.1 2- DIREITO TRIBUTÁRIO................................................................................10

2 ENTREVISTAS        13

2.2.1 - GRUPO CARAMURU..................................................................................13

2.2.2 - GRUPO JBS................................................................................................17

3 CONCLUSÃO        21

4 REFERÊNCIAS        22

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como propósito demonstrar a importância de se utilizar as ferramentas financeiras, Orçamentárias, contábeis e fiscais dentro de uma organização, pois estas ferramentas auxiliam os administradores em suas tomadas de decisões.

Este trabalho trata-se de um estudo de caso exploratório, realizado na empresa Caramuru Alimentos e na JBS conhecida popularmente por “Grupo Friboi”, pois este grupo trabalha com vários segmentos e em Itumbiara o segmento é o Curtume.

O objetivo é apresentar aos alunos uma visão gerencial e administrativa das empresas estudadas. Dessa forma, espera-se que os alunos reconheçam a relevância das decisões planejadas para o sucesso dessas empresas, e o que devemos e podemos esperar dessas decisões para que hajam melhorias dentro das organizações.

Neste trabalho, serão demonstrados os fatores positivos e negativos das empresas e teorias utilizadas pelas mesmas. Sendo assim, o objetivo deste contexto é levantar os fatores e identificar diante de uma analise crítica os objetivos e condições de melhorias.

  1. DESENVOLVIMETO

2.1 Administração financeira e Orçamentária

A administração financeira emprega os conhecimentos acumulados em disciplinas diversas, como administração, contabilidade, economia, relações internacionais, matemática, política, planejamento estratégico, marketing dentre outras que são fundamentais para os gestores financeiros. Ela é fundamental para qualquer pessoa que está envolvida no mercado de trabalho, independentemente da sua área de atuação. A administração financeira usa de aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio. Mais especificamente, ao usar o valor presente líquido (fluxo de caixa futuro, descontando o valor presente menos os custos originais) para medir a rentabilidade. Ao tentar atingir este objetivo o administrador precisa aplicar o balanceamento entre o risco e o retorno.

Segundo Thiago Nunes Bazoli e Joenice Leandro Diniz dos Santos a administração financeira e orçamentária é indispensável para quem deseja entender melhor o que envolve o departamento financeiro de uma organização, através da abordagem de temas como o capital de giro, ponto de equilíbrio, as funções financeiras, dentre outros. Ela tem como principal objetivo controlar de forma eficaz os meios viáveis para obtenção de lucros para financiar operações e atividades da empresa, evitando gastos ou desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.

Todas as atividades empresariais envolvem recursos e, portanto devem ser conduzidas para a obtenção de lucros. As atividades financeiras têm como base de estudo e análise de dados retirados do Balanço Patrimonial, mas principalmente do fluxo de caixa da empresa, já que daí é que se percebe a quantia real de seu disponível circulante para financiamentos e novas atividades. As funções de um administrador financeiro são: Análise, Planejamento e Controle Financeiro.

De acordo Lawrence Gitman, a importância da economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro é em função de duas áreas amplas, a macroeconomia e a microeconomia. Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível da atividade econômica dentro da economia. E a Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Ela é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.

Dentre as ferramentas orçamentárias e financeiras, temos também o Orçamento de capital. O Orçamento de Capital é uma ferramenta gerencial necessária. Uma das responsabilidades de um administrador financeiro é escolher investimentos com fluxos de caixa e taxas de retornos satisfatórios. O Orçamento de Capital diz respeito aos investimentos envolvendo ativos permanentes, pois o termo capital refere-se aos ativos permanentes empregados na produção, em particular ativos imobilizados, os quais incluem imóveis, terrenos, instalações e equipamentos. Esses ativos são muitas vezes denominados de ativos rentáveis, porque geralmente fornecem a base para a geração de lucro e valor à empresa. Um orçamento é um plano que detalha entradas e saídas projetadas para algum período de tempo futuro. Sendo assim, o orçamento de capital é o processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos de longo prazo, que consiste com o planejamento estratégico da empresa de maximizar a riqueza dos proprietários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (344 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com