TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Admnistração

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Aberta do Brasil - UAB

Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ

Curso Gestão Pública da Saúde – 2014

Aluna: Jeane Rodrigues Breder

Tutora: Rosangela de Andrade Braga

Polo: Ipanema

Disciplina: Indicadores sócioeconômicos na gestão pública

Na sua opinião quais fatores contribuem para que haja esta discrepância entre o número de diabéticos esperados e o número de diabéticos cadastrados sendo que o SUS é um sistema que se pretende universal. Isto ocorre em outras áreas? Exemplifique.

A importância do diagnóstico da população para controle da diabetes precisa ser muito bem realizado, pois além da sua prevalência estar sempre aumentando, o diabetes lidera como causa de doença renal, cegueira, amputação, além de contribuir para o aumento de mortalidade, principalmente por problemas cardiovasculares.

Levando em consideração que a confirmação diagnóstica de Diabetes é realizada com base em exames laboratoriais isto acaba dificultando o cadastramento, pois a dificuldade de acesso a serviços de apoio diagnóstico é diminuída. A falta de informação a comunidade quanto aos sintomas da diabetes, sendo assim algumas pessoas desconhecem a doença. Tal situação também ocorre com a hipertensão arterial que somente pode ser diagnosticada pelo médico, sendo assim ainda que tenha casos das doenças supracitadas elas somente poderão aparecer no cadastramento após feitura de exames diagnosticados pelos médicos. Também acontece no cadastramento de gestantes. Todos os fatores acima também são discrepantes por condições socioeconômicas da população, cobertura de planos privados de saúde, etc.

Faça um levantamento de informações pertinentes ao seu município com relação a estruturação do Sistema Público de Saúde na Atenção Primária à Saúde e aponte alguns indicadores que você acha importante nesta contextualização.

Os indicadores apontados e que são de suma importância no levantamento realizado em Manhuaçu em relação a atenção primária a saúde são voltada ao atendimento pré-natal e assistência ao parto, saúde infantil, prevenção de câncer de colo uterino e mama, assistência a idosos, assistência bucal, fatores de risco (obesidade, fumo, atividade física e dieta) e desempenho do sistema de saúde. 

Apesar de o levantamento ter demonstrado preocupação com as áreas supracitadas observamos que houveram melhorias de 2009 até os dias atuais, tanto na organização e operação da APS quanto no perfil de saúde da população.

Uma avaliação da forma de gerir não poderia se esgotar apenas na apreciação da evolução de sua estrutura de oferta de ações ou na observação e verificação da adequação dos seus processos de atenção à saúde. É necessário estabelecer relações entre a melhora da estrutura e do desempenho operacional da saúde e a evolução verificada nos indicadores de saúde. Todavia o cenário de determinações (sociais, econômicas, ambientais, culturais, etc.), que incidem sobre o estado de saúde de uma população, fica muito difícil mensurar a efetiva contribuição das ações em saúde na obtenção do resultado final de melhora do seu estado de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com