TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Privatizações

Por:   •  15/9/2019  •  Dissertação  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

As privatizações geram muitas discussões e dividem opiniões, isso porque existem pontos encarados como positivos, mas também muitos pontos negativos. Há quem defenda o livre mercado predominando em todas as áreas, enquanto outros acreditam que o Estado deve se fazer presente em vários segmentos da economia, No meio dos dois extremos, há os moderados, que não concordam com privatizações sem critérios e tampouco com muitos órgãos públicos produzindo bens e serviços.

Entre os pontos positivos da privatização esta a desburocratização das empresas, pois empresas privadas não precisam abrir editais, que levam tempo e custa dinheiro, para contratação de funcionários ou serviços. Apenas abrem um processo seletivo e contratam os melhores candidatos ou fornecedores.

Outro ponto positivo é acabar com o popularmente conhecido “cabide de empregos” onde ocorre em empresas públicas de terem vários cargos de confiança sendo usados como troca de favores, ocupados por pessoas ligadas aos governantes ou a partidos específicos, em empresas privadas isso, na teoria, isso não acontece.

A privatização também tende a gerar mais eficiência das empresas, pois enquanto publica, quando há prejuízo, o governo recorre ao Tesouro Nacional para alavancar a empresa com dinheiro público. Empresas privadas, apesar de eventuais benefícios oferecidos pelo Estado, precisam andar sozinhas.

Já na outra ponta temos as desvantagens, começando pelo possível desemprego em um momento inicial, pois uma das primeiras soluções para reequilibrar as contas após a privatização é oferecer um programa de demissão voluntária. Cortam-se cargos, aumenta-se o lucro. E há ainda um aumento de funcionários terceirizados, que custam menos aos empregadores

O aumento do valor dos bens ou serviços da empresa privatizada também tende a aumenta porque o investimento feito por empresas públicas vem da arrecadação de impostos. Com empresas privada isso não ocorre e a população continua pagando taxas ao governo.

Outro fator que tende a piorar é a universalização dos serviços, sendo que as empresas públicas devem ter o objetivo de levar o serviço a toda a população, mesmo não sendo lucrativos, já as empresas privadas tendem a investir apenas onde há certeza de lucro.

Portanto na situação atua a privatização pode ser benéfica para o país desde que existam órgãos reguladores e fiscalizadores para cobrar que o serviço seja bem-feito, sem prejuízo às pessoas. Mas se não houvesse tanta corrupção e indicações políticas para cargos nas empresas, as estatais poderiam ser tão eficientes e lucrativas quanto às empresas privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com