TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Privatizações

Por:   •  20/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Na ótica que o Brasil mostra aos brasileiros, nos deparamos com algumas formas de governo, onde se busca soluções ou embaraços para os brasileiros, a privatização por outro lado mostra, um país cada vez menos o estado e mais nós mesmo. Neste pequeno trabalho espero mostrar os pros e contras das privatizações de nossas empresas públicas e nossas estatais.

Para alguma empresa ser cedida à iniciativa privada, é preciso haver órgãos reguladores e fiscalizadores para cobrar que o serviço seja bem-feito, sem prejuízo às pessoas, e que haja contrapartidas de desenvolvimento ao país.

Deste modo vemos que de um lado, se não houvesse tanta corrupção e interesse político envolvido, as estatais poderiam ser tão eficientes e lucrativas quanto as privadas. Neste sentido são expostas os pros e contras da privatização. Muitos são defensores da privatização e veem como positiva e necessária para o país, segundo os defensores da privatização, geralmente pessoas de pensamento liberal na economia, essa prática é necessária para que o Estado brasileiro consiga ter um equilíbrio fiscal a contento para poder sonhar com novos ares e se preocupar com o que realmente precisa atenção.

A necessidade de privatizar vem do reconhecimento de que o Estado não é capaz de gerir tudo, com isso se torna bastante ineficiente em gerir a maior parte de seus recursos, seja pela falta de incentivos, seja pela troca de favores políticos, dentro da empresa públicas.

A iniciativa privada, por sua vez, seria muito mais eficiente na gestão das empresas e dos recursos. Empresas privadas não precisam abrir editais, que levam tempo e custam dinheiro, para contratação de funcionários ou serviços. Apenas abrem um processo seletivo e contratam os melhores candidatos sendo desburocratizada. Em empresas públicas, é comum ver cargos de confiança serem usados como troca de favores, ocupados por pessoas ligadas aos governantes ou a partidos específicos. Em empresas privadas isso, em tese, não acontece, por achar que as estatais são fonte de corrupção e têm seu desempenho prejudicado por negociatas políticas. Neste sentido quando há prejuízo, o governo recorre ao Tesouro Nacional para alavancar a empresa com dinheiro público. Empresas privadas, apesar de eventuais benefícios oferecidos pelo Estado, precisam andar sozinhas.

No modelo que nos mostra com a privatização, vemos uma grande vantagem da desestatização, além do aporte de dinheiro ao Tesouro após a venda da empresa: tira dos cofres públicos o enorme custo de ter de sustentar companhias que a cada trimestre, semestre o anual mostra dificuldades e falta de orçamente para custear suas demandas, muitas vezes criadas pelos próprios governantes

Já após uma privatização ou não da Eletrobrás, se visualiza que certamente no médio e longo prazo, teremos um setor mais eficiente e uma tarifa mais competitiva. Mas de outro lado, alguns são contra as privatizações expondo vários incidentes que esta decisão pode ocasionar, A defesa feita contra as privatizações é que o Estado não pode abdicar da sua responsabilidade e sua participação em setores da economia que são de interesse público fundamental, sob o risco de privar a população carente de receber recursos básicos, como água, energia elétrica, entre outros, alguns tem consigo que estas privatizações são impostas por alguns grupo econômicos e potencias mundiais e monopolização o mercado e engessando a liberdade econômica, alguns estudiosos veem que a iniciativa privada é mais eficiente do que o Estado e isso consideram com blefe do mercado, e que por isso deveria herdar a maior parte do patrimônio público brasileiro, nos mostra que as o privatizações feitas na nos anos 90 foram mal conduzidas, significando na prática uma “doação” de empresas públicas a grupos privados normalmente grupos “amigos” dos governantes que conduzem as privatizações. Uma das nossas realidades, é que o estado privatizando empresas fundamentais para o acesso dos mais carentes a recursos como como água, energia elétrica, fica afetado, por algum interesse pessoal ou capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com