TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada Analise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 3

1ª etapa - O estudante deverá elaborar uma resenha crítica, entre os principais indicadores de análise de balanço dividindo-os em:

 Indicadores econômicos financeiros:

Índices de rentabilidade – É o índice responsável por revelar o retorno que o empreendimento está proporcionando, tendo em vista que somente o índice de lucro não é suficiente para satisfazer tais informações.

Índice de endividamento – É por meio desse indicador que é apreciado o nível de endividamento da empresa. É sabido também através desses indicadores, se a empresa utiliza mais recursos de terceiros ou dos proprietários

Índice de liquidez – É a responsável por medir a capacidade de a empresa cumprir suas obrigações, ou seja, pagar suas dívidas, assim medindo sua base financeira.

Resenha:

A análise das demonstrações financeiras é uma ferramenta essencial à geração de informações sobre o desempenho organizacional, a situação econômico-financeira das empresas e, até mesmo, com relação a seu gerenciamento. Os indicadores financeiros orientam na tomada de decisão dentro de uma organização. O intuito é procurar identificar por meio de Índices de Liquidez, Estrutura e Rentabilidade a saúde financeira da empresa comparando seus desempenhos, medindo a capacidade de pagamento a curto/longo prazo, além da medição da rentabilidade em função dos investimentos e patrimônio líquido.

 Indicadores de prazos médios:

Prazo médio de recebimento de vendas – É o prazo que expressa o tempo decorrido entre a venda e o recebimento

Prazo médio de pagamento de fornecedores – Indica o número de dias que a empresa leva para pagar seus fornecedores.

Prazo médio de renovação de estoque – representa, na empresa comercial, o tempo médio de estocagem de mercadorias; na empresa industrial, o tempo de produção e estocagem.

Resenha:

Através de dados das demonstrações financeiras, podemos calcular quantos dias em média, a empresa terá de esperar para receber suas vendas, pagar suas compras e renovar seus estoques. Estes índices não podem ser analisados separadamente, a conjugação dos três índices em conjunto, leva a análise dos ciclos operacionais e de caixa, elementos fundamentais na determinação das estratégias empresariais. Quanto maior for a velocidade de recebimento de vendas e de renovação de estoque, melhor para a empresa.  

2ª etapa - Pesquisar na internet o tema: CRÍTICAS À ANALISE DE BALANÇO Recomenda-se assistir ao vídeo do professor ASSAF NETO, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9X3asgevtHM&list=PLvkwHDyMlVMTjKK8dRV RK4q1iSKnahYzh

Ao final, elaborar um resumo:

O estudo da análise têm sofrido evolução conceitual e prática, no sentido de abranger esquemas de interpretação que não se limitem aos indicadores horizontais e verticais, bem como ao cálculo de índices tradicionais. A análise consiste em proceder a investigação dos fatos com base nos dados que são apresentados nas demonstrações contábeis e nas informações adicionais, auxiliando na tomada de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com