TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Administração Estratégica

Por:   •  21/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 12

Branding sensorial:

O branding sensorial é um importante recurso de marketing que tem como objetivo criar conexões, tanto físicas quanto emocionais, de uma marca com o seu cliente. Contudo, não é incomum encontrar pessoas que têm diferentes dúvidas sobre o assunto, inclusive até mesmo profissionais que trabalham na área.

Essa estratégia busca explorar, em todos os níveis, os 5 sentidos do corpo humano, ou seja, visão, tato, paladar, audição e olfato, a fim de aumentar as chances de fechar um negócio e, ainda, gerar resultados mais satisfatórios.

Qual é o conceito de marca e branding?

Inicialmente, é preciso ressaltar que os conceitos de marca e branding são diferentes. Contudo, ambas as estratégias são fundamentais para que uma empresa consiga atrair a preferência dos clientes e, consequentemente, obtenha sucesso.

De maneira geral, é possível dizer que o branding consiste em uma série de estratégias que são usadas em conjunto a fim de criar uma identidade para uma empresa, enquanto a marca representa a essência da companhia. Dessa maneira, ambas são fundamentais para que um negócio consiga obter sucesso.

Marca

Uma marca é fundamental para uma empresa e pode ser comparada a carteira de identidade de uma pessoa física — ou seja, se trata de algo imprescindível. Nesse cenário, trata-se de um conjunto de características intangíveis que tem como principal objetivo transmitir aos consumidores a essência, os ideais e os princípios da empresa.

Assim, a marca é uma maneira de diferenciar uma empresa das demais e identificar os seus produtos e serviços. Na prática, o elemento que representa e simboliza uma marca para todos é o seu logo, que pode ser representado por letras, fontes, cores e design, e tem como finalidade passar a mensagem principal do negócio e a sua finalidade.

Podemos dizer que uma marca é forte nos casos em que o público consegue reconhecê-la com facilidade, a diferenciando de seus concorrentes e, inclusive, nos casos em que ela consegue despertar nos consumidores as sensações que a empresa pretende passar.

É válido ressaltar, ainda, que todas as marcas devem ser devidamente registradas para que ela obtenha exclusividade e evite que outras empresas copiem a sua marca e, consequentemente, façam o uso indevido de sua identidade.

Branding

Já o branding, por sua vez, é uma série de ações estratégicas que são usadas em conjunto a fim de criar uma marca de sucesso, ou seja, se trata da trajetória que uma companhia deve percorrer para que ela consiga criar o seu reconhecimento e a sua identidade no mercado.

Dessa maneira, é possível dizer que o branding visa criar, administrar e reposicionar as marcas levando em consideração as necessidades da companhia e a percepção dos consumidores e se trata de uma estratégia imprescindível para que uma empresa, um serviço ou até mesmo um produto consigam obter uma identidade marcante, positiva e que é facilmente reconhecida por seus consumidores.

O que é branding sensorial e como explorá-lo?

O branding sensorial é uma estratégia de marketing que, como citamos anteriormente, visa estimular os 5 sentidos que o corpo humano tem a fim de conquistar a atenção e o interesse dos consumidores.

Ao utilizar essa estratégia o objetivo é criar o clima ideal para as vendas e, ainda, para que seja possível criar uma espécie de funil que leva em consideração a subjetividade e personalização, uma vez que ao explorar todos os sentidos do cliente a possibilidade de concluir a venda e, consequentemente, gerar resultados é muito maior — sendo esse o seu principal benefício.

Na prática, todos os sentidos podem ser estimulados em conjunto — desde que eles sejam trabalhados de maneira harmônica — ou até mesmo de maneira separada, optando por utilizar aqueles que fazem mais sentido dentro das possibilidades do negócio.

Agora que já apresentamos os principais pontos do branding sensorial vamos mostrar, a seguir, como cada um dos 5 sentidos podem ser usados em sua estratégia de maneira específica.

Paladar

Apesar de muitas pessoas nem sequer contarem com essa consciência, a realidade é muitas empresas que não conhecem o branding sensorial costumam utilizar essa estratégia por meio do paladar.

Trata-se de uma estratégia que é usada em diferentes lugares, como consultórios médicos e odontológicos, salões de beleza e clínicas de estética que dispõem de café, água, balas e até mesmo lanches, como torradas e bolachas, para os clientes.

O principal objetivo desses estabelecimentos é fazer com que a sensação de espera, que é um dos pontos negativos do local, diminua, fazendo com que o tempo passe mais rápido e tornando a experiência ou customer experience muito mais agradável.

Nesse caso, o ideal é usar a criatividade para utilizar essa estratégia em sua empresa e explorar o paladar dos clientes, independente de seu ramo — uma empresa que vende produtos alimentícios, por exemplo, pode fazer degustações em seus locais de venda para explorar esse sentido dos consumidores.

Hoje em dia, a fim de explorar o paladar dos consumidores, existem diferentes medicamentos com um sabor agradável, por exemplo, assim como pastas de dentes aromatizadas voltadas ao público infantil e até mesmo materiais de escritório, como lápis, que contam com sabor para aqueles que gostam de mordê-lo.

Olfato

Já o olfato é um dos sentidos mais poderosos do corpo humano e que, sem dúvidas, é capaz de ajudar na construção da personalidade sensorial de uma marca de maneira eficiente. Você já reparou que os cheiros, em geral, costumam nos remeter a lembranças? É o caso, por exemplo, do cheiro de alguma comida que remete a infância ou a um perfume que remete a um indivíduo.

Dessa maneira, nos casos em que o olfato é trabalhado da maneira correta, os clientes, ao sentirem determinado cheiro, conseguem associá-lo de maneira instantânea a marca. É o caso, por exemplo, das companhias que vendem alimentos, como uma loja de doces (cacau show) que conta com fragrância dos sabores mais vendidos ou até mesmo uma padaria que, por causa do seu cheiro, desperta a vontade no cliente de comer pão.

Quando a empresa não é do ramo alimentício, é verdade que utilizar essa estratégia pode parecer mais difícil, uma vez que determinar o cheiro de uma marca não parece uma tarefa fácil, não é mesmo? Contudo, a verdade é que existem sim, maneiras de fazer com que empresas de todos os ramos explorem esse sentido, afinal, uma empresa que conta com estratégias de branding definidas sabe qual é a sua marca e qual é a imagem que deseja transmitir ao mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (312.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com