TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula de Labolatorio

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais

Campus São João Evangelista

Disciplina: Português Instrumental – 2016/1

Professor: Mário Fernandes Rodrigues

EXERCÍCIO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO CIENTÍFICO[1]

Gabriel Lopes Lima   EFL161

1. REFERÊNCIA DO TEXTO (ABNT)

CARVALHO, E. R. P. Paricá: Schizolubium amazonicum. In:Circular Técnica. No 142.2007.

2. TEMA E IDEIA CENTRAL

Tema: Paricá, Schizolubium amazonicum

Idéia Central:

Paricá árvore muito utilizada em reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, pelo seu rápido crescimento.

3. PALAVRAS-CHAVE

1. Reflorestamento.

2. Rápido Crescimento

3. Nativa Brasil

4.

5.

6.

4. PESQUISA DE VOCABULÁRIO

Palavra:

Definição de dicionário mais adequada ao contexto:

1. DAP

Diâmetro a altura do Peito

2. MDF

Placa de fibra de média densidade

3.

4.

5.

6.

5. RESUMO DO TEXTO

Paricá arvore nativa da região de mata atlântica de gênero schizolobium, encontradas na América central e América do sul. Utilizada no reflorestamento e recuperação de áreas degradadas ou desmatadas. Árvore de crescimento rápido, atingido dimensões próximas de 40m de altura e 100cm de DAP. Espécie que a floração ocorre nos meses de maio a junho e a frutificação em agosto a setembro. Produzindo sementes de agosto a outubro. Os que os processos de utilização das sementes para a fabricação de mudas de qualidade são feitos de duas formas, semeando diretamente no solo ou em canteiros de mudas. Há alguns anos está sendo utilizada para fabricação de compensados de alto desempenho para construção civil, utilizando a madeira tanto na capa (Parte externa) quanto no enchimento (Parte interna) do mesmo, essa capacidade do Paricá é por ter o seu tronco liso na maior parte e ter somente galhos na copa da árvore, a madeira que sobra do paricá neste processo anterior é triturada e misturada com uma resina sintética e outras espécies de arvores de reflorestamento para fabricação de chapas de mdf, hoje usada na fabricação de moveis substituindo madeiras de lei que são proibidas o corte. O paricá se destacou pelo seu crescimento rápido e podendo ser cultivado com outras espécies, o mesmo podendo ser cortado com tempo muito reduzido comparando –se com outras espécies já cultivadas no Brasil.

6. PERGUNTAS PROVOCADAS PELO TEXTO

(i) Relativas aos temas tratados:

1 - Qual as vantagens e desvantagens do sistema consorciado entre o paricá e outras arvores?

(ii) Relativas a temas não tratados:

1 Qual o custo de produção de uma Hectare de paricá?

2 Se há vantagens em se plantar paricá em vez do eucalipto?

7. RESENHA

       Paricá Schizolubium amazonicum, é um artigo cientifico publicado na revista circular técnica, em Colombo –PR 2007, pelo Doutor e pesquisados da Embrapa Florestas Paulo Ernani Ramalho carvalho.

       Paulo, possui graduação (1971), mestrado(1978) e doutorado(1996) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, onde trabalha a mais de 30 anos. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Silvicultura. Publicou mais de 15 arquivos, entre eles, livros, periódicos e artigos científicos.  Paulo é sem dúvida um dos brasileiros mais entendedores no que diz respeito a programas florestais e silviculturas.

       Nesse arquivo Paulo, detalha com clareza as principais características dessa arvore. Nele ele aborda questões deste a aspectos ecológicos, clima, solo até produção de mudas e preparo do solo.

       Segundo Paulo, o paricá é uma árvore de crescimento muito rápido, chegando a alcançar 40m de altura em poucos anos. Que ganhou força no começo da década de 90, em projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Ultimamente também está sendo muito usada na produção de compensados e de chapas mdf, já que as madeiras de lei são proibidas o corte.

       Embora o paricá tenha poucos anos de descoberto e poucos estudos nessa área. Paulo conseguiu através de pesquisas e projetos, descrever várias características essenciais para o plantio e cultivo dessa árvore.

       Esse artigo é sem dúvida um dos arquivos já lançados que mais traz informações sobre essa árvore. Nele Paulo aborda temas deste a produção de mudas até a fase final, que é o corte. Embora ele deixou de aborda temas importantíssimos que seriam de grande ajuda ao leitor que busca informações. Como por exemplo, as vantagens ou desvantagem de plantar o paricá em relação ao eucalipto. Que já é uma árvore reconhecida mundialmente, pelo seu rápido crescimento, fácil produção de mudas e também muito utilizadas em sistemas agroflorestais.

     Mas a falta de alguns temas não tiram os créditos do autor Paulo Ernani, que produziu um texto bem organizado, informando as principais características do Paricá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com