TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula tema 07 internacional

Por:   •  1/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL


Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Caroline Francieli Zaniboni

6272261158

Débora Evelyn Maciel da Silva

6821474492

Gabriele Estevão Silva de Andrade

6662441912

Leandro Poli da Rocha

8412997064

Luciano Nunes Trajano

1299517169

Atividade Colaborativa

Tutor: Erlon Vinicius T. Junqueira

Santo André 2015

Sumário

Introdução3

Histórico da Alemanha4

   Geografia4

   Características Culturais 4

   Características Populacionais 4

   Dados Econômicos4

   Produtos Importados4

   Produtos Exportados4

Barreiras Não Tarifárias4

Barreiras Tarifárias5

   Petróleo5

Regime Cambial Adotado Pela Alemanha6

Taxa de câmbio da Alemanha em relação a nossa moeda6

Marketing6

Transporte7

   Portos7

Conclusão8

Bibliografia9


Introdução

A Alemanha atualmente esta cada vez mais adquirindo riquezas, tendo um índice de crescimento considerável. Por estar expandindo seus recursos o produto a ser exportado será o Petróleo um composto de grande valor econômico que está presente no dia a dia da população.

Histórico da Alemanha

Geografia: A Alemanha é um país localizado no centro do continente europeu, nação idealizadora da União Europeia. O território alemão é dividido em 16 estados que ocupam uma área de 356.733 Km2, onde vivem cerca de 82,2 milhões de habitantes.

Características Culturais: Os alemães adoram carne suína, alguns pratos típicos são: Chucrute, Eisbein, boulette, Schlachtplatte, entre outros. A bebida alcoólica mais consumida na Alemanha é a cerveja. O povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida. A bebida alcoólica mais consumida na Alemanha é a cerveja. O povo alemão é um dos maiores consumidores mundiais desta bebida.

O Catolicismo e o Luteranismo são as religiões mais seguidas pelo povo alemão.

Características Populacionais: A Alemanha é o país bem populoso da Europa. No país vivem cerca de 82 milhões de pessoas, tendo uma expectativa de vida entre 80, 89 anos.

Dados Econômicos: O valor do PIB em 2014 3634.82 USD Bilhões, com uma taxa anual de 1,5%.

Produtos Importados: Alimentos, combustíveis, energia, manufaturas, automóveis, máquinas automáticas para processamento de dados, o petróleo, partes e peças de automóveis, circuitos integrados e micro conjuntos elétricos e óleos de petróleo.

Produtos Exportados: Alimentos, matérias-primas agrícolas, combustíveis, minérios, metais, manufaturas, partes e peças de automóveis, veículos aéreos, medicamentos.

Barreiras Não Tarifárias: Como exemplos de barreiras não tarifárias podem ser citados as seguintes: restrições quantitativas, licenciamento de importações, procedimentos alfandegários, medidas antidumping e compensatórias, regulamentos de salvaguardas, normas e regulamentos técnicos, regulamentos sanitários e fitossanitários, de vigilância animal e vegetal e os subsídios à produção e à exportação. Pode-se dizer que a imposição de barreiras não tarifárias é uma forma de protecionismo com vista a modificar o fluxo comercial objetivando favorecer os setores produtivos nacionais competidores de importação.

Barreiras Tarifárias: Aplicada sobre os produtos de importação.

Petróleo: As barreiras tarifárias apresentam-se sob várias formas, tais como restrições quantitativas (cotas), licenciamento de importação, procedimentos alfandegários (através de inúmeras exigências burocráticas para liberação dos produtos), medidas "antidumping" (contra a venda de mercadorias abaixo dos preços praticados no mercado doméstico) e medidas compensatórias.

São exportados em torno de 470,200 barris/dia (2009 est.) por dia da Alemanha incluindo petróleo bruto e seus derivados.

Com base no gráfico abaixo podemos verificar os anos de maiores exportações que a Alemanha fez:

[pic 2]

O Petróleo é também conhecido como Ouro Negro é a principal mercadoria negociada no mundo. É um líquido constituído de hidrocarbonetos e compostos de nitrogênio, enxofre e oxigênio. Outros elementos, tais como metais e sais também podem estar presentes. Por ser um recurso esgotável e de grande valor, o petróleo se tornou um elemento causador de grandes mudanças.

Regime Cambial Adotado Pela Alemanha

O regime cambial que a Alemanha utiliza é o flutuante onde a taxa de cambio é determinada pelo mercado por meio da moeda e da demanda da moeda estrangeira.

A taxa de juros interna que o país utiliza passa dos 5% chegando quase aos 7%. Sendo que sua taxa anual é de 1% ao ano.

Taxa de câmbio da Alemanha em relação a nossa moeda

[pic 3]
[pic 4]

1,755 BRL É IGUAL                 1 DEM                          

1 BRL       É IGUAL                 0,570 DEM

Taxa de câmbio Marco Alemão (DEM Alemanha) contra as principais moedas mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com