TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avav aula 5

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Administração de Micro e Pequenas Empresas

By MayMurilo | Studymode.com


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administra��o de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Micro empreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Administra��o de Micro e Pequenas Empresas

Aula-tema 03: Fundamentos do Micro empreendedorismo

e Estrutura Patrimonial

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administra��o de Micro e Pequenas Empresas apresentado � Anhanguera Educacional como exig�ncia para a avalia��o na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orienta��o da professora-tutora

(nome do tutor)

Anhanguera Educacional

2014

Analise qual formato jur�dico voc� escolheria para sua empresa e descreva o motivo da escolha, levando em considera��o as vantagens e desvantagens relacionadas � natureza jur�dica escolhida.

Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada (L.T.D.A.)

A escolha por este tipo de formato jur�dico foi principalmente pelo fato de que a empresa poder� ser constitu�da por dois ou mais s�cios, onde a responsabilidade � limitada, dividido em quotas e distribu�da proporcionalmente. 

Com intuito de criar uma pequena empresa, primeiramente devemos levar em considera��o a situa��o financeira dos s�cios, uma vez que esta pode estar debilitada e pesada para somente uma pessoa dispor de todo capital. Tamb�m deve-se levar em considera��o que os compromissos financeiros e fiscais dos s�cios � restrita ao capital investido, e ainda que os s�cios tem a obriga��o de repor lucros ou quantias retiradas, pois somente haver� retiradas se forem autorizadas pelo que foi estabelecido no contrato social. Diante destas informa��es acredito que a melhor op��o � a de Sociedade por quotas de Responsabilidade Limitada.

 

 

 

 

 

o formato escolhido ser� o de Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada (L.T.D.A.), em virtude da constitui��o da empresa ser de forma r�pida e f�cil, nesse tipo de sociedade os s�cios permanecem com seus bens/ capitais pessoais protegidos, pois s� respondem limitadamente pelo montante que dever�o integralizar ao capital social, os s�cios podem optar por compartilhar os lucros e responsabilidades da forma que quiserem e tamb�m esse formato jur�dico oferece maior prote��o contra d�vidas pessoais.

Refer�ncias:

Ferronato, Airto Jo�o; Gest�o cont�bil-financeira de micro e pequenas empresas : sobreviv�ncia e sustentabilidade; S�o Paulo : Atlas, 2011.

 

 

 

 

 

 

O formato juridico escolhido para abrir minha empresa seria SOCIEDADE POR QUOTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA(L.T.D.A.). Na sociedade limitada cada s�cio possui uma resposabilidade restrita e limitada ao valor de quotas empregadas no capital social. Esse tipo de figura jur�dica � uma inova��o simples e eficiente na qual o uso das demais formas de sociedade quase n�o se usa mais.

As vantagens deste tipo de sociedade � que deixa esclarecido sobre a separa��o do patrimonio da sociedade e da pessoa f�sica por ser limitada. Pode haver tamb�m mais s�cios que podem contribuir de v�rias formas para o crescimento do neg�cio; assim como : Conhecimento, recurso e experi�ncias. E os fundos podem ser adquiridos com mais facilidade.J� em se tratando de desvantagens um s�cio pode ser chamado a responder perante os credores pela totalidade do capital uma vez que essa responsabilidade tanto pode ser solid�ria com a sociedade, como subsidi�ria em rela��o a esta (artigo 198.� do CSC).� obrigat�ria a entrada dos s�cios com dinheiro ou,pelo menos, com bens avali�veis em dinheiro.O s�cio n�o tem o controle absoluto do neg�cio da sociedade, uma vez que existe mais do que um propriet�rio.

REFER�NCIAS BIBLIOGR�FICAS

- FERRONATO, Airto Jo�o. Gest�o Cont�bil-financeira de micro e pequenas empresas: sobreviv�ncia e sustentabilidade. S�o Paulo: Atlas, 2011.

-

- C�digo Civil artigo 198.� e artigo 980. � do CSC.

 

Eu escolheria a Sociedade em Nome Coletivo (& CIA)

Sociedade em nome coletivo. Nesse tipo de sociedade somente pessoas f�sicas podem participar e cada s�cio assume responsabilidades ilimitadas, podendo responder isoladamente pelas obriga��es da empresa, comprometendo seus bens individuais,

caso seja necess�rio. A nomenclatura desse tipo de sociedade traz a express�o �& Cia�.

Optaria por adquirir uma franquia.

As chances de um franqueado obter sucesso em seu neg�cio utilizando-se do sistema de franquia formatada s�o maiores do que as de uma pessoa que monta um neg�cio independente. O franqueador j� possui uma rede pr�pria de distribui��o e o sucesso da marca foi fortalecido ap�s v�rios testes de produtos. Al�m disso, o franqueado recebe orienta��o e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com