TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ações mosqueir

Por:   •  19/6/2015  •  Monografia  •  5.333 Palavras (22 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 22

1 INTRODUCÃO

        

Atualmente, diversos problemas ambientais como poluições atmosféricas, contaminação hídrica, mudanças climáticas, e dentre outros, são fontes de preocupação constante da sociedade, fazendo com que esta pressione o Poder Público na busca por soluções.

O Poder Público, em face da sua obrigação em atender os interesses dos administrados, quem seja a própria sociedade, busca profissionais competentes como engenheiros, analistas, juristas, com o fito de lavrar soluções adequadas a estas problemáticas, quais sejam nesta discussão as de cunho ambiental, tamanha a sua complexidade.

Nesta toada, o pedagogo parece ser um destes profissionais competentes, posto que possui o instrumento capaz de oportunizar a sociedade, seja no ambiente escolar, seja no não-escolar, a possibilidade de compreensão da realidade social, por meio de práticas singulares que facilitam o aprendizado, proporcionando o desenvolvimento intelectual e consequentemente o exercício da cidadania com o fito de contribuir com a preservação ambiental.

        A educação ambiental, por seu turno, pode também ser compreendida como praticas educativas de conscientização, todavia com o foco ao meio ambiente, trazendo ao indivíduo, informações que lhe possibilitem identificar meios de preservação ambiental no dia-a-dia, não estando restrito ao ambiente escolar, e sendo um dos meios que a Administração pública possui para evitar problemas ambientais.

Outrossim, no que se refere as práticas lúdico-pedagógicas, notório é o fato de que estas são instrumentos educacionais de grande valia na persecução do objetivo de um educador, qual seja a aprendizagem por parte do educando, independentemente se está se realize em ambientes formais ou não-formais de aprendizagem.

Diante destas breves considerações, acredita-se que este relatório de estagio não obrigatório pode ser uma fonte pratica plausível para reflexões aos gestores públicos no que tange as práticas lúdico- pedagógicas de educação ambiental, pois serão apresentadas propostas de ações educacionais de baixo custo, mas que impulsionam a sociedade a desenvolver visão crítica razoável com vistas a conscientização ambiental.

Esta conscientização pautada em práticas lúdico-pedagógicas que extrapolam o espaço escolar, alcançando famílias e comunidades, já que não há limites etários quando se fala de educação ambiental, evidencia o fato de que toda a sociedade deve estar em processo de constante aprendizado.

Oportuno salientar que a justificativa axiológica deste trabalho está resumida na Carta Magna do Brasil promulgada em 1988, senão veja-se:

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, cabendo ao poder público o dever de defendê-lo e à coletividade o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações (BRASIL. Constituição - 1988. Art. 225, caput). (grifo nosso).

        


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

  • Analisar como práticas lúdico-pedagógicas na educação ambiental contribuem para a solução do perigo aviário.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a importância da educação ambiental como elemento de conscientização ambiental.
  • Apresentar qual o perfil do pedagogo no ambiente do serviço público.
  • Averiguar a possibilidade de práticas lúdico-pedagógicas serem utilizadas como meios de educação socioambientais.


3 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

        A SEMMA é um órgão da Administração Pública Municipal Direta da Prefeitura Municipal de Belém, criado pela Lei nº 8.233, de 31 de janeiro de 2003, alterada pela Lei n° 8.486 de 29 de dezembro de 2005. O gestor da secretaria é o Engenheiro Florestal Derick Pantoja.

        Por tratar-se de uma repartição pública a SEMMA tem uma estrutura organizacional complexa e com previsão legal. Veja-se: Gabinete do Secretário; Diretoria Geral; Núcleo Setorial de Assuntos Jurídicos; Núcleo Permanente de Licitação; Núcleo de Controle Interno; Núcleo Setorial de Planejamento Estratégico; Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC); Departamento de Controle Ambiental (DCA); Departamento de Áreas Verdes Públicas; Departamento de Projetos, Orçamento e Acompanhamento de Obras; Departamento de Gestão de Áreas Especiais; e Departamento Administrativo e Financeiro.

        Para comportar esta estrutura a Secretaria conta com 06 (seis) locais: o Prédio Sede (Trav. Quintino Bocaiúva, 2078, CEP: 66045-315, Batista Campos, Belém-PA); Prédio operacional (Av. Senador Lemos); O parque Ecológico do Município de Belém; o Bosque Rodrigues Alves; Praça Milton Trindade (Horto Municipal – situado entre a Rua dos Mundurucus e a Rua do Horto).

        Os recursos humanos desta Secretaria totalizam 350 profissionais de diversas áreas de conhecimento, como engenheiros, consultores jurídicos, arquitetos, analistas ambientais, técnicos, agentes, assistentes e auxiliares administrativos e por óbvio, pedagogos, no número de 4.

        A competência desta Secretaria esta relacionada a assuntos que tratem do meio ambiente. Assim a SEMMA desenvolve atividades como licenciamento, monitoramento e fiscalização de empreendimentos potencialmente poluidores; autorização do uso de praças públicas; autorização do uso de fontes sonoras; realização de paisagismos na capital paraense; monitoramento de desmatamento e balneabilidade de praias; pesquisas ambientais de fauna e flora; e educação ambiental.

As atividades de competência da SEMMA, por razões territoriais e legais, são desenvolvidas na cidade de Belém, incluído nestes as regiões insulares, como a Ilha de Caratateua, do Mosqueiro, de Cotijuba e Cumbú.

O local de lotação do estágio é o CEADC, cuja competência é a promoção da educação ambiental. O espaço onde são desenvolvidas as atividades internas do estágio no CEADC, situa-se na praça Milton Trindade, onde existe a estrutura de um prédio com uma brinquedoteca, uma área de recreação infantil, grande variedade de espécimes arbóreos, e um lago artificial.


4 RELATÓRIO DESCRITIVO

4.1 EDUCAÇÃO AMBIENTAL

4.1.1 Meio Ambiente

Para melhor compreensão das discussões tangentes a Educação Ambiental (EA), é fundamental que se entenda alguns conceitos que versam acerca de meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (284.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com