TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CST na análise e desenvolvimento de sistemas. Uma série de análises de sistemas estruturados

Tese: CST na análise e desenvolvimento de sistemas. Uma série de análises de sistemas estruturados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 12

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1ª. Série Análise Estruturada de Sistemas

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:  Favorecer a autoaprendizagem do aluno.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.  Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Marcelo Ramillo Faculdade Anhanguera de Limeira

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 2 de 10

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Compreender tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações.  Abranger ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.  Especificar componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica.  Desenvolver sistemas informatizados desde a especificação de requisitos até os testes de implantação, bem como as tecnologias de comutação, transmissão, recepção de dados, podem constituir-se em especificidades desse eixo.

Produção Acadêmica

 Relatório 1 - Analise Inicial.  Relatório 2 - Estudo de viabilidade Sistema de Vendas.  Relatório 3 - Analise de Requisitos.  Relatório 4 - Relatório Final Analise Estruturada de Sistemas.  Diagrama 1 - Diagrama de Contexto do Sistema.  Diagrama 2 - Diagrama de Fluxo de Dados do Sistema.  Dicionário de Dados do Sistema.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:  organizar-se, previamente, em equipes conforme orientação do professor;  entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e  observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

DESAFIO

Determinada Incorporadora comercializa terrenos em certa cidade, sua força de venda esta concentrada em corretores cadastrados a Imobiliárias credenciadas diretamente a Incorporadora. Ultimamente com a demanda de compra de terrenos aumentando, houve um investimento para ofertar novas unidades. Com o aumento das vendas surgiu a necessidade de obter um sistema que controle o estoque para que determinado terreno não seja vendido para mais de um comprador. Pense que todo dia a Incorporadora envia uma lista atualizada com os terrenos disponíveis para as imobiliárias que reciprocamente repassa a seus corretores, no decorrer do dia esta listagem não foi atualizada. O que ocorre é que em certos casos os corretores estão vendendo um mesmo terreno para compradores diferentes gerando grande descontentamento aos clientes. Para resolver este problema existe a possibilidade de

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 3 de 10

ser criado um sistema via web com sua infraestrutura instalada na Incorporadora para que os corretores tenham acesso em tempo real ao sistema de vendas para checar se o terreno esta disponível ou não. Estando disponível ele poderá registrar que esta unidade esta reservada e aguardando a finalização da compra. Para isto, o corretor deverá realizar o preenchimento do cadastro do comprador. É importante criar algumas regras com campos obrigatórios para este cadastro. Deverá ser criada uma forma de envio por e-mail ou impressão de uma notificação que este terreno esta em processo de compra para o cliente. Outra regra é que não havendo a finalização da compra em sete dias o terreno automaticamente ficará com o status disponível no sistema e poderá ser novamente reservado. As conexões para acesso ao sistema web deverá ser de inteira responsabilidade das imobiliárias, podendo ser através de modem 3g ou outra tecnologia que julgar melhor.

Objetivo do Desafio

Modelar um Sistema de Informação e realizar atividades para adquirir, reunir e ampliar conhecimentos dos conceitos fundamentais sobre análise estruturada de sistemas aplicando suas técnicas e ferramentas.

Livro Texto da Disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

DENNIS, A.; WIXOM, Barbara Haley. Análise e projeto de sistemas. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

ETAPA 1 (tempo para realização: 10 horas)

 Aula-tema: Conceitos Básicos sobre Análise de Sistemas: A Importância da Informação. Conceitos Básicos sobre Análise de Sistemas : Análise Estruturada de Sistemas

Esta atividade é importante para que você conheça os métodos a serem aplicados desde o entendimento do problema até quais os tipos de ações deverá ser tomado para analise da solução.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª. Série - Análise Estruturada de Sistemas

Marcelo Ramillo

Pág. 4 de 10

PASSOS

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com