TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centralização e descentralização

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

 Estabelecimento de equilíbrio otimizado dos níveis de descentralização e centralização e do processo de delegação, é a transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.

Níveis hierárquicos representam o conjunto de cargos da empresa com o mesmo nível de autoridade, com esse aspecto consegue-se amplitude de controle é o numero de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente, de maneira efetiva adequada.

Descentralização é menor concentração do poder decisório na alta administração da empresa, sendo este, mais distribuído por seus diversos níveis hierárquicos.

Vantagens: As decisões tomadas não envolvem muito tempo, ou seja, são mais rápidas.

Desvantagens: se os processos não estiverem bem definidos , na hora da decisão pode atrapalhar o ciclo dos procedimentos, ou seja, ao invés de atrapalhar uma área atrapalhara os demais envolvidos.

Centralização é maior concentração do poder decisório na alta administração de uma empresa.

Vantagens: Desenvolvimento futuro da empresa, visão em longo prazo.

Desvantagens: uma decisão errada prejudicará a empresa por completo.

Os processos de decisões são responsáveis por todos na empresa, uns com alta decisão e  outros com decisões de baixo risco, os que realmente tem o poder de definir o desenvolvimento ou declínio de uma empresa é a alta cúpula)diretores) expressado em um organograma os níveis hierárquicos

Uma empresa que trabalha só com a centralização os processos sãos mais lentos porem inarráveis, mas as empresas que trabalham com a descentralização pode-se haver mais erros e o problema volta maior, então se deve tomar decisões programadas ou não programadas para resolver o problema de qualquer forma, porem o tempo para resolvê-lo acaba ficando mais curto e isso pode acarretar novamente um problema ou pode ser resolvido acertável.

Todos os processos devem ser formalizados, ou seja, claros para todos, digamos todos a par dos processos, outro ponto a tecnologia quanto mais aprendizado e busca de novas tecnologias a empresa, a organização será mais eficiente.

Benefícios que a descentralização traz:

Os funcionários não tomadores de decisões em muitos casos recebem as informações primeiro que a alta cúpula então os mesmos analisando a informação consegue amacia-la e transmiti-la para a alta cúpula, com isso os tomadores de decisões conseguem identificar o que a sociedade precisa, com isso refletirá no futuro da empresa com o feedback , se conseguiram ou se a informação que tiveram não era correta para o me4rcado em que atua e pode estar levando-o a tomar uma decisão se continua no mesmo mercado se altera o seu ramo ou se inova.

Devemos levar em conta

Como deve ser comunicado;

Quando deve ser comunicado;

De quem deve ir à informação;

Para quem deve ir à informação;

Por que deve ser comunicado e

Quanto deve ser comunicado.

Outra analise o uso efetivo do conhecimento para gerir essas informações, se a pessoa não tem conhecimento, não pode envolver-se com as decisões, mas a alta cúpula deve informar os demais sobre essas novas informações, transmitindo através de comunicação efetiva a qual todos entendam o que querem transmitir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com