TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e tipos de treinamento

Pesquisas Acadêmicas: Conceito e tipos de treinamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  8.363 Palavras (34 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 34

Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas

(Se for imprimir este material, imprima em formato de folheto com 6 slides por folha)

Treinamento e Desenvolvimento

Palavra Treinamento pode ter vários significados:

“Meio para desenvolver forças de trabalho a partir dos cargos envolvidos”

“Meio para um adequado desempenho no cargo através da educação geral”

Treinamento e Desenvolvimento

Outros entendem a área de desenvolvimento como desdobramento em educação e treinamento, sendo treinamento o preparo da pessoa para o cargo e educação é o preparo da pessoa para o ambiente de dentro ou fora do trabalho

Conceito e tipos de treinamento

Ao longo da vida, ser humano vive em constância interação com seu meio ambiente, recebendo e exercendo influência sobre ele.

Educação: influência recebida pelo ser humano afim de adaptar-se às normas e valores sociais. Todavia, cada um recebe e assimila de acordo com suas inclinações e predisposições, enriquecendo e modificando seu comportamento conforme a formação de sua personalidade

Conceito e tipos de treinamento

Educação pode ser institucionalizada, de modo organizado e sistemático , planejado (escolas, igrejas, etc)

Ou de modo difuso e assistemático, não planejado (lar, grupos sociais, organizações...)

Educação: preparo para a vida e pela vida.

Pode-se falar em diversas educação: Social, religiosa, profissional(a que nos interessa), cultural, política, moral etc

Conceito e tipos de treinamento

Educação profissional é a educação institucionalizada ou não queprepara o homem para a vida profissional. Compreende em três etapas interdependentes e distintas:

Conceito e tipos de treinamento

1. Formação profissional: é a educação que visa formar o homem para o exercício de uma profissão em um mercado de trabalho. Seus objetivos são amplos e qualifica a pessoa para a futura profissão. Podem ser dadas nas escolas ou nas empresas. Nas empresas recebem uma educação assistemática a medida que são confiadas novas tarefas. Vai da formação universitária a conhecimentos e habilidades elementares

Conceito e tipos de treinamento

2. Desenvolvimento Profissional: Educação que visa ampliar e desenvolver a pessoa para seu crescimento profissional em determinada carreira ou cargo. Seus objetivos são mais longos e visam dar conhecimentos que transcendem ao cargo atual para assumir funções mais complexas. Pode ser dado nas organizações ou consultorias.

Conceito e tipos de treinamento

3. Treinamento: é a educação que visa adaptar a pessoa para o exercício de sua função ou tarefa na organização. Seus objetivos são mais restritos e imediatos. É dado nas organizações ou consultorias. Obedece um programa e uma ação sistemática, visando a rápida adaptação da pessoa ao trabalho, podendo ser aplicado em todos os níveis e setores da organização.

Esses são os diferentes meios que servem ao fim desejado

Treinamento

O Treinamento é um processo educacional de curto prazo, sistemático e organizado de nível não gerencial pelos quais as pessoas aprendem conhecimentos e habilidades técnicaspara um propósito definido (operações técnicas e mecânicas). Já o Desenvolvimento é um processo educacional de longo prazo sistemático e organizado de nível gerencial que aprende conhecimentos conceptuais e teóricos para princípios genéricos (conceitos educacionais, filosóficos e conceituais).

Treinamento

Em administração, treinamento envolve:

1.transmissão do conhecimento específico,

2.atitudes frente a organização,

3.tarefas, ambiente e desenvolvimento de habilidades

- Qualquer tarefa, complexa ou simples envolve esses 3 aspectos

Treinamento

O treinamento tem por finalidade ajudar a alcançar os objetivos da empresa, proporcionando aos empregados oportunidade de obterem conhecimento, prática e conduta requerida pela organização.

O treinamento é um esforço dirigido com a finalidade de atingir os objetivos da empresa de maneira mais econômica. Assim, treinamento não é despesa mas sim um investimento cujo retorno é compensador a organização quando executado com objetivos e traz resultados esperados

Treinamento

O conteúdo do treinamento envolve 4 tipos de mudanças comportamentais:

1. Transmissão de informações: repartir informações entre os treinandos em um corpo integrado de conhecimentos. São informações genéricas, como informações sobre a empresa, produtos e serviços, sua organização e política etc

2. Desenvolvimento de habilidades: habilidades ou conhecimentos relacionados ao cargo atual ou futuro. Orientado diretamente ao trabalho.

Treinamento

3. Desenvolvimento ou modificação deatitudes: mudança da cultura organizacional como atitudes mais positivas, aumento da motivação para o trabalho, sensibilidade do supervisor quanto ao sentimento e reações das pessoas, necessidade de renovação constante frente a intensa mudança e inovação. Muda as atitudes das pessoas e a natureza da sociedade.

Treinamento

4. Desenvolvimento de conceitos: Elevar o nível de abstração e conceituação de ideias e filosofias, para aplicar estes conceitos na prática administrativa e para que os gerentes possam pensar em termos globais e amplos.

Esses 4 tipos de conteúdos de treinamento podem ser utilizados separadamente ou conjuntamente

Treinamento

Objetivos do treinamento. Todo treinamento deve pautar objetivos claros e explícitos. Os principais são:

1. Preparar as pessoas para a execução imediata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com