TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cspokcpoa

Por:   •  1/10/2015  •  Ensaio  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

                                            Hortolândia, 27 de Setembro de 2011

Querido amigo,

 Primeiramente queria me desculpar pela simplicidade das palavras, pois ainda estou aprendendo como lidar com elas da melhor forma.

 Bom, comecei a fazer um curso noturno para adultos ou adolescentes que não foram alfabetizados adequadamente, é como se fosse uma escola, e é de graça! Lá eles me ensinaram como ler e escrever e é por causa disso que estou te escrevendo essa carta. Estou tão animada com o curso porque ele me abriu muitas portas.

 Lembra-se das inúmeras vezes em que eu sem querer pegava o ônibus errado por não saber ler para onde ele ia, ou comprava um produto errado por não saber ler as informações da caixa? Às vezes, não entendia alguma nota que meu empregador deixava para mim, ou não conseguia entender um bilhete da escola do meu filho, e até mesmo não conseguia um emprego muito bom porque não era alfabetizada. Antes eu não conseguiria ler essa carta e pediria para meu filho mais velho ler para mim, como você provavelmente deve estar fazendo agora, já que, infelizmente, não é alfabetizada.

 Agora isso não acontece mais, porque agora, eu sei ler, entender e interpretar as coisas, agora consigo entender, por exemplo, filmes legendados, consigo ler livros , pego o ônibus certo, entendo panfletos e propagandas, compreendo as placas e sinalizações.

Com isso posso também escrever cartas como essa, bilhetes, textos, posso transcrever meus sentimentos para as palavras, é como uma forma de colocá-los para fora.

 Esses dias, eu estava lendo um livro e me diverti muito com os personagens. Pensei em como eu consegui ficar tanto tempo sem esses privilégios. Antes eu achava que aprender essas coisas era besteira e que não mudariam muita coisa na minha vida, e era difícil demais para eu aprender. Enfim, não foi tão fácil, mas com certeza valeu muito a pena ter tido um pouco de dificuldade para chegar aonde cheguei hoje, e quero chegar cada vez mais longe.

 Os benefícios que a alfabetização me proporcionou não quero perde-los nunca mais e quero continuar aprender isso e diferentes coisas para sempre!

Por isso meu amigo, vou te dar um conselho, para você que ainda não sabe ler nem escrever, procure ajuda, corra atrás, porque isso além de ser muito bom para você é seu direito como cidadão! Isso realmente me ajudou muito, e proporcionou uma vida muito melhor para mim, e realmente acho que toda pessoa deveria experimentar isso.  

                                                                                      Com carinho,  sua querida amiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com