TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ddfdfdfd

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 1

Independente do segmento, toda empresa tem a necessidade de lidar com tributos. Indiferente do tipo de tributação, toda empresa tem como obrigação elaborar seu balanço financeiro e o pagamento de impostos.

A contabilidade tributária ou contabilidade fiscal é a parte da contabilidade que exerce a administração e controle dos tributos de uma empresa. Vale ressaltar que a contabilidade tributária não como único objetivo manter os impostos em dia, mas também viabilizar o negocio para evitar erros nos impostos, o que pode custar muito alto, principalmente com a fase que estamos no País.

A maioria das empresas tem a obrigatoriedade de pagar tributos e impostos para manter a regularidade e assim funcionar, isso exige que a contabilidade esteja sempre em dia. Sendo assim, a tributação será mais justa e evitará riscos de pagar um valor maior.

Esse conhecimento é mais importante quando inclui contratos jurídicos, onde o empregador tem a responsabilidade com terceiros e impacto com os bens pessoais podendo ser afetado pela má gestão.

O contabilista tributário precisa atentar-se a uma série de contas e cálculos além de fechar o balanço corretamente, gerenciar os tributos visando a economia. Um dos grandes motivos pelo fechamento de empresas novas é justamente a falta de comprimento com os tributos, então a importância de ter ajuda especializada.

Se for cauteloso com a contabilidade tributária, evitam-se riscos de erros contábeis que possam levar a empresa a gastar mais em impostos, tornando o negócio menos viável.

 Sucesso de qualquer negocio depende em grade parte do bom senso dos gestores em cumprir suas obrigações fiscais e tributárias, assim como o impacto causado quando a empresa é transparente podendo entrar assim mais fácil no mercado e conseguir linhas de credito.

Passo 2.

Os tributos podem ser classificados da seguinte forma:

Vinculados: Quando a instituição do tributo depende de uma “contraprestação do Estado”. As taxas e contribuições são exemplos de tributos vinculados.

Não vinculados: Quando a existência do tributo não depende da atividade

Fiscais: Têm como objetivo a obtenção de receita para o Estado. Como o ITBI, o ITCD e o IR.

Extrafiscais: Tem como objetivo a interferência na economia. Como o que é cobrado na importação.

Diretos: O contribuinte perde uma parte do seu patrimônio por conta do tributo, como o IR.

Indiretos: o contribuinte, apesar de manter sua condição perante o Fisco, transfere para um terceiro custear o tributo. Exemplo: IPI, COFINS, PIS, ICMS e ISS.

As espécies tributárias são determinadas pela hipótese de incidência ou pelo fato gerador da respectiva obrigação é o que prevê o art. 4° do CTN.

 

Etapa 2

O artigo “Carga Tributária Brasileira 2012” mostra que a grande quantidade de tributos recolhidos no Brasil o ano todo e o quão grande é esse valor. Faz também comparações entre os períodos antes e os arrecadados até hoje. Podemos observar como a car4ga tributaria vem crescendo no País. Em 1986 ela era de 22,39% do PIB já em 2012 foi de 36,27% do PIB. Concluímos então que o PIB menor e a arrecadação é maior.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com