TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional laminados mirassol

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.880 Palavras (8 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP –

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

CONTABILIDADE INTERMEDIARIA E ESTATISTICA

INTRODUÇÃO

Há alguns anos, a Indústria de Laminados Mirassol Ltda tem seus ofícios no mercado de laminados, em predominância em matéria prima de aço que é transformado em laminado e vendido para todo país, no entanto, em consequência da desorganização da economia no país a Indústria vem encontrando dificuldades financeiras e comprometendo sua liquidez.

 Para estabilizar a situação, uma recente idéia foi apresentada pela diretoria da Mirassol, uma nova empresa precisará ser gerada para que os recursos financeiros da mesma possam suprir os déficits da anterior.

O presente estudo tem por finalidade elaborar os demonstrativos contábeis da Indústria de Laminados Mirassol Ltda, com o propósito de garantir e verificar se a nova gestão está conseguindo sair das dificuldades financeiras.

Passando-se três meses de funcionamento, foi requisitada uma auditoria da nova empresa a fim de que fosse medido o seu desempenho. Para a elaboração da auditoria foram apontados 32 fatos contábeis os quais serão detalhados no decorrer do trabalho.


1 REFERENCIAL TEÓRICO

Abaixo segue definições com intuito de auxiliar na compreensão e na solução das informações financeiras e contábeis da Indústria de Laminados Mirassol Ltda.

1.1 FATOS CONTÁBEIS

De acordo com Bachtold (2011) fatos contábeis são situações que modificam a estrutura do Patrimônio, seja de maneira qualitativa ou de modo quantitativo.

São eventos que acontecem na entidade, passíveis de se discriminar um valor monetário. O lançamento de um fato contábil pode ou não mudar o resultado do Patrimônio Líquido da empresa.

Os fatos contábeis classificam-se em três classes: a) Fatos contábeis permutativos que não modificam o Patrimônio Liquido e pode haver troca de elementos entre o ativo e o passivo. b) Fatos contábeis modificativos provocam alterações no Patrimônio Líquido e geralmente envolvem as contas patrimoniais e de resultado. c) Fatos contábeis mistos que resulta conjuntamente em um fato permutativo e modificativo ao mesmo tempo, alterando o Patrimônio Líquido com lucro ou prejuízo[1].

1.2 RAZONETES

Araújo e Cabral (2011) dissertam que razonetes são demonstrações esquemáticas em formato de “T”, onde são lançados os débitos e os créditos de maneira desmembrada (na área direita do “T” são transcritos os débitos, e na área esquerda do “T” os créditos)[2].

1.3 CONTAS PATRIMONIAIS E CONTAS DE RESULTADO

Nas palavras de Araújo (2011) as contas patrimoniais são aquelas apresentadas pelo Ativo  no qual constituem os bens e direitos, e pelo Passivo no qual indicam as obrigações e o Patrimônio Liquido de uma empresa. Essas contas constituem o Patrimônio de uma entidade, por meio do Balanço Patrimonial.

As contas de resultado são representadas pelas despesas e pelas receitas do período. Ao serem mostradas como uma despesa, são nomeadas como devedoras e possuirão o saldo devedor constantemente, e quando interpretadas como uma receita, são chamadas de credoras e terão o saldo credor continuamente. Serão lançados nas contas de resultado todos os fatos modificativos da empresa[3].

1.4 BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

Zanluca (2012) discorre que o balancete de verificação é um comprovante que assessora na relação dos saldos das contas restantes no diário. Sendo essencial para averiguar se o processo de partidas dobradas está sendo constatado pelo setor da escrita da empresa. Por este processo, cada débito deverá condizer a um crédito de mesmo preço, incumbindo ao balancete examinar se o montante dos saldos devedores é idêntico ao montante dos saldos credores.

Usualmente, o balancete é apresentado todos os meses auxiliando dessa maneira os administradores para uma visão geral da situação da empresa, sendo um relatório de fácil compreensão e de grande importância e utilidade prática[4].

1.5 BALANÇO PATRIMONIAL

Marion (2012) disserta que o Balanço Patrimonial é a primordial demonstração contábil de uma empresa, onde reflete a  situação financeira em um determinado período. É formado por duas colunas do lado esquerdo designado Ativo e do lado esquerdo denominado Passivo e Patrimônio Liquido.  Sobre as contas expressas no balanço patrimonial,  Marion (2012) específica a particularidade de cada uma.

1.5.1 ATIVO

É o conjunto de Bens e Direitos de uma empresa que possui valores econômicos, representando benefícios presentes e futuros para a entidade. Disposto em ordem decrescente de graus de liquidez.

1.5.1.1 ATIVO CIRCULANTE

É o primeiro grupo de contas do ativo, é o grupo de maior liquidez, trabalha para produzir benefícios e riquezas para empresa e assume diversas formas, como, dinheiro, mercadorias e duplicatas.

Disponível - São fundos da empresa para realizar compromissos imediatos e aplicações relativa a sua atividade. Tem como perfil principal ser "à vista", ou seja, constitui-se dinheiro em mãos. É formado pelos elementos: caixa,banco, aplicações financeiras de curto prazo.

Estoques - Devido as inúmeras empresas existente e suas especializações o estoque passa a ter varias denominações. Logo pode significar o conjunto de mercadorias exposta para venda, matéria prima adquirida, material de uso disponível para desempenho de atividades.

1.5.1.2. ATIVO NÃO CIRCULANTE

São registrados no ativo não circulante todos os bens de constância continua, designado ao funcionamento da entidade e do seu exercício, da mesma maneira, os direitos exercidos com essa destinação.  O mesmo é dividido em subgrupos como:

Realizável a Longo Prazo - São inseridos nesse grupo os valores a receber, provido de vendas, empréstimos e adiantamentos, quando o prazo ultrapassar o exercício seguinte.

Investimentos - São aplicações e participações voluntarias, com propósito de produzir renda a empresa. Não se destinam à atividade operacional da entidade.

Imobilizado - É todo ativo de característica duradoura, é utilizado nas operações dos serviços de uma entidade, e não se destina à venda.

Intangível - Os bens do grupo dos intangíveis são considerado intocáveis, ou seja, não podem ser tocados, porque não tem estrutura física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (52.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com