TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafiooperacional

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

1º Passo

Administração de Materiais;

Operações de Terminais e Armazéns.

      Administração de materiais é parte do processo de cadeia de suprimento que planeja, implementa e conduz de modo eficaz, os fluxos adiante e reversa estocagem e bens, serviços e informações, do ponto de origem ao ponto de consumo, a fim de entender as necessidades dos clientes. A administração de materiais é um subprocesso que controla e monitora os diversos recursos existentes na empresa.

     Os materiais em geral representam a maior parcela de produtos acabados e são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa empresa média. O investimento em estoque de materiais é tipicamente 1/3 do ativo de uma empresa. Segundo a ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística – uma cadeia bem estruturada pode reduzir em até 25% os custos de uma companhia.

A administração de materiais tem impacto direto em alguns pontos importantes do negócio:

  • Lucratividade da Empresa: Ele indica o percentual de ganhos obtidos sobre as vendas que foram realizadas. É um indicador de eficiência operacional.
  • Qualidade dos produtos: O termo qualidade pode ser enxergado por diversas dimensões. Isso ocorre por se tratar de conceito multidimensional, englobando aspectos de:

-Desempenho;

-Características;

-Confiabilidade;

-Conformidade;

-Durabilidade;

-Atendimento;

-Aparência e

-Qualidade percebida.

  • Satisfação do cliente: Satisfazer a necessidade do consumidor significa descobrir o que ele quer ou deseja para saciar suas necessidades.

A principal questão na administração de materiais é definir a quantidade certa de estoque alinhando as aquisições de (matérias primas) de acordo com o fluxo de caixa na companhia. Por isso que a excelência de gestão na compra da matéria prima é o princípio fundamental para se ter uma boa administração de materiais.

Para alcançar o seu funcionamento, primeiro deve-se selecionar os fornecedores de acordo com as necessidades da empresa (financeiras e materiais), analisando também ( custo X benefício) da operação na execução da compra .

Ferramentas da Administração de Materiais

        Planejar- Planejamento de demanda e suprimento

        Comprar- Gerenciamento de fontes de suprimento

        Fazer- Manufatura e operações

        Mover- Transporte e distribuição

        Vender- Gerenciamento de clientes e ordens

O aumento da demanda no mercado, associado a uma competição acirrada, diminui o tempo que uma organização tem para manter sua capacidade competitiva exigindo que a empresa faça seu feito melhor mais rápido e mais barato. Fica claro que as companhias devem usar suas ferramentas da melhor forma possível para que saiam á frente de seus concorrentes por seu melhor desempenho.

O gerenciamento de processo e de cadeia de valores demostram que certas ferramentas usadas sistematicamente, poderiam conduzir ás mudanças para fornecer ao negócio melhores resultados.

São quatro as principais.

1 – WMS ( warenhouse Management System ) sistema de automação, gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção. O WMS é uma parte importante da cadeia de suprimentos (Supply Chain) e fornece a rotação dirigida de estoques. Diversos sistemas do tipo possuem interface amigável aos sistemas permitindo uma forma automática de receber inventários, processar pedidos e lidar com devoluções.

2 – TMS (transportation Management System) Software para melhoria da qualidade da produtividade de todo o processo de distribuição. O TMS permiti controlar toda operação e gestão de transporte de forma integrada. O sistema é desenvolvido em módulos que vão de acordo necessidade dos clientes.

3 – ERP (Entreprise Resource Planning) Sistema integrado de gestão empresarial integram todos os dados de uma organização em um único sistema ou banco de dados.

4 – MRP (Material Requirement Planning) É o planejamento das necessidades materiais. Transforma a previsão da demanda de um determinado produto em programação das necessidades dos itens para comporem este mesmo produto. MRP permite a coordenação de fluxo de compra de recursos baseando-se na previsão de entradas e vendas da organização.

     Como todo o gerenciamento no processo de preparação e execução de melhorias para melhor atender de modo eficaz os nossos clientes não podemos deixar de citar muito sobre armazenagem.

Há muitas oportunidades de melhorias nas operações de armazenagens, tornando mais eficiente as operações de expedição de encomendas de um armazém. Nessas oportunidades estão incluídas:

Produtividades,

Separação e preparação,

Utilização de espaço,

Cross Docking.

  •  A separação e preparação de pedidos é a operação onde a empresa despende a maior parte do seu tempo e dinheiro, tentando com isso melhorar a sua produtividade. Ter uma separação e preparação de pedidos bem sucedida é fundamental para o bom funcionamento do armazém.
  •  O cross-docking pode ocorrer a vários níveis, seja no produtor, distribuidor, retalhista ou transportador. Os requisitos são diferentes, variando para cada operador, isto porque, enquanto uns enviam as encomendas para serem cross-docked, outros recebem encomendas cross-docked.
  • Aumentar a produtividade. A maximização da utilização de espaço, equipamento e mão-de-obra sempre foi o primeiro objetivo da armazenagem. Isto implica que a produtividade não está apenas relacionada com o desempenho da mão-de-obra, mas também com o espaço, equipamento e uma combinação de fatores que contribuem para aumentar a produtividade.
  • Utilização de espaço. Um armazém com mais da metade de sua capacidade ocupada chegava-se à conclusão de que era necessário mais espaço. Se ocorrer um aumento do tempo de encontrar um local para arrumar um produto, o armazenamento adequado do produto vai-se deteriorando. Isto dá origem a uma diminuição na produtividade e um aumento de estragos e enganos, tudo por má utilização de espaço.
  • Aumentar os serviços de valor acrescentado. O papel dos armazéns já não se restringe apenas à recepção e expedição. Esse papel foi alargado, incluindo serviços que permitem que as operações no armazém de recepção se tornem mais eficientes, beneficiando o cliente.

Individualmente ou combinadas, as oportunidades descritas anteriormente, podem ser encontradas na maioria dos armazéns. Alterou-se, assim, a definição antiga de que o armazém é um local apenas para armazenar, reconfigurar e diminuir prazos de entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com