TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destilação

Por:   •  6/9/2015  •  Dissertação  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

O destilado que é o vapor condensado vem a ser coletado em porções distintas que são chamadas de cortes. E estes cortes irão produzir uma sequência de produtos destilados com diversos graus de pureza. Se considerar a mistura de três substâncias,a substância 1 vai ser muito volátil e em pequena quantidade, já a 2 em média volatilidade e em grande quantidade por fim a 3 muito pouco volátil e em pequena quantidade.

Quando a destilação em batelada ou simples são efetuadas o seu primeiro corte pequeno, irá conter quase toda substância 1, o segundo corte grande conteria quase toda substância b, porém ela estaria contaminado com um pouco das substâncias A e C, e o seu líquido residual seria, praticamente a substância C pura. Dessa forma apesar dos cortes conter as 3 substâncias, entende-se que ocorreu alguma separação no processo.

Destilação por expansão brusca:

 Este tipo de processo é operado em um único estágio, quando a mistura líquida é parcialmente vaporizada. As fases líquido  vapor que resulta no processo são separadas e removidas da coluna. E esse vapor será muito na substância mais volátil do que na carga original ou no líquido residual. Esse tipo de processo é bem utilizada na primeira fase do fracionamento do petróleo em uma refinaria, por que esta torre reduz o tamanho da torre de fracionamento atmosférico. Falta  a imagem.

Destilação fracionada: Mais utilizada em indústrias  de grande porte, na destilação fracionada consegue a separação de várias frações em uma mesma coluna pois pode ter temperaturas, vazões e composições constantes em um dado ponto da coluna.

Na destilação fracionada ocorre a separação de misturas por um meio de vaporizações e condensações sucessivas que aproveita as diversas volatilidades das substâncias, tornando mais possível o enriquecimento da parte vaporizada, com as substâncias mais voláteis,que são feitas em equipamentos específicos denominados de torre ou coluna de destilação.

A mistura que vai ser destilada vai ser colocada num ponto médio da coluna, chamado de ponto f que é o ponto de alimentação. Dentro da coluna a mistura atingirá a base da mesma onde encontrará o aquecimento do refervedor .O refervedor que é um trocador de calor aquecido por vapor d’ água ou qualquer fonte térmica aquece a mistura até atingir sua temperatura de ebulição. Quando a mistura chegar a esse ponto ela emitirá vapores que vão circular e se elevando na coluna, em contracorrente com a mistura da alimentação da coluna. Os vapores aumenta atingindoo topo da coluna até chegar no condensador,onde serão liquefeitos e deixarão a coluna como produto de destilação. Na base da coluna a mistura dispensa os componentes mais voláteis, deixando o equipamento como produto residual.

Todo processo resume-se, em alimentar a coluna de destilação com a mistura que se quer separar, no ponto médio da coluna e fazer a circulação ascendente da coluna com remoção do destilado no topo da torre e do líquido residual no fundo da coluna.

Refervedor: É um trocador de calor normalmente utilizado para fornecer para a parte inferior de colunas de destilação industrial. Eles fervem o líquido da parte inferior de uma coluna de destilação para produzir os vapores que são retornados para a coluna para a umidade de separção por destilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com