TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Direitos Humanos

Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Eliane Maria Mariucci.

Anhanguera Educacional

2015

Introdução:

Diante do que estudamos em direitos humanos, sabemos que a saúde e o meio ambiente estão bem envolvidos, se o ambiente em que convivemos ou vivemos não estiver em condições favoráveis, estaremos fazendo mal a nossa saúde, os textos a seguir descrevem os direitos da sociedade perante a saúde e o meio ambiente.

Para que haja um mecanismo de cuidado com o meio ambiente e a saúde é necessário que retornemos a lembrar de que no mundo em que vivemos devemos cuidar e prezar por aquilo que é nosso por direito, o chão a água o ar que respiramos somos nós que cultivamos somos nós que preservamos.

Para que a saúde esteja em bom estado o meio ambiente tem que estar adequado eles andam juntos, mas há pessoas que não se recordam disto por esses e outros motivos falaremos a seguir um pouco sobre isto.

Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”

Em 1988 a constituição federal reconheceu como direito fundamental do cidadão, a lei dos direitos sociais, que tinha como objetivo definir a igualdade entre as pessoas da população, Antes desse direito ter sido reconhecido, o estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores que tivessem carteira de trabalho assinada, os outros tinham este atendimento perante um favor e não como direito.

Segundo a constituição, e o que descreve no art°196, é um direito de todos, e de responsabilidade do estado à prestação de serviço, atendimento, postos de saúde, e até mesmo distribuição de medicamentos, além disto, é necessário que seja um atendimento universal e integral (atingindo a todos que precisam no momento em que precisam) caso o cidadão necessite.

Esse direito em saúde publica convém dos impostos que são pagos pela população, se tornando assim um dever do estado qualquer despesa em saúde publica, e um direito do cidadão que pode e deve ser cobrado, porque sem saúde não teremos uma vida saudável, todos tem os seus direitos e digam se de passagem são muitos.

Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”

Redigido na constituição federal o art° 225 diz que é de dever ao poder publico e a sociedade preservar e defender o meio ambiente, porem no mundo em que nos encontramos hoje, é bem difícil que encontremos uma área preservada, o que não deveria acontecer, pois é de extrema responsabilidade do estado preservar e restaurar os processos ecológicos.

Cabe também ao poder publico fiscalizar os locais ecológicos, para que não haja mudanças extremas que possam prejudicar o nosso ecossistema. De certa forma pagamos impostos também para que nosso meio ambiente seja preservado com coletas de lixo, esgoto, descarte de resíduos em lugares devidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (177.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com