TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento do Microsoft Office Word

Por:   •  1/7/2021  •  Tese  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

LUTZEMBERG

Ele se formou em química pela UFRGS e trabalhou muitos anos na área.. e justamente por ser tão bom e ver o que principalmente os agrotóxicos faziam com o meio ambiente ele abandonou a área e se engajou no ambientalismo a partir da década de 70, criando a Agapan em 71. A Agapan organizava e denunciava casos como a poluição no Guaíba, a caça aos morcegos em Porto Alegre, o desmatamento de grandes áreas (principalmente na zona sul), a redução das áreas verdes urbanas, os perigos dos agrotóxicos e da energia nuclear, entre muitos outros problemas ambientais né... sempre embasando os argumentos dele com o conhecimento que ele tinha da área da química fazendo relação sobre o que tava acontecendo e o que isso traria de consequencia pro futuro.

Mais pra frente ele deixou a presidência da agapan e criou a Fundação Gaia, que atuaria na educação ambiental, digamos assim, com uma cara menos “ativista”.

Até naquele documentário, ele tenta nos trazer o conceito de que o planeta terra é um sistema com vida

ele tenta né pelo menos o que eu entendi, é passar para as pessoas o que é o processo vital, como as coisas tem seus ciclos e a importância deles. tenta criar a consciência de que nós devemos preservar o que nos foi dado (a natureza em si)

hoje (na epoca do documentario) cerca de 20% da população do mundo viva em condições 'privilegiadas' e utilizavam dos recursos que seriam para muito mais gente sem a menor preocupação com sutentabilidade (norte americanos - japoneses - europeus e ricos de outros paises).. isso vai gerar um colapso, pois além disso eles ainda tentam impor o estilo de vida como padrão pro resto do mundo

Ai quando ele criou a Gaia, a questão ativista e revolucionária já tinha baixado um pouco a poeira né e em 1990 ele aceitou o convite do Collor para assumir a pasta do meio ambiente do governo. Nesse período ele desempenhou um papel importante, principalmente na demarcação das terras indígenas, em especial a dos ianomâmis, em Roraima.. É.. na definição do conceito de Área de Proteção Ambiental, na nova legislação sobre a mata atlântica, na decisão do Brasil de abandonar o projeto da bomba atômica, e na assinatura do Tratado da Antártida e da Convenção sobre a Diversidade Biológica. Também participou dos encontros preliminares para a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, chamada Rio...92 (inclusive em um discurso nessa rio 92 ele foi elogiado até pelo Dalai Lama)

Depois ele foi se afastando por causa da idade avançada mas sempre acompanhado suas fundações e tudo mais.


HENRIQUE LUÍS ROESSLER

Ele veio antes do Lutzemberg, começou como funcionário público em São Leopoldo, más bem ativo. Trabalhou para Capitania dos Portos da Marinha desde 1939 e em 1944 assumiu como Delegado Florestal, no ministério da Agricultura. E tipo.. se na época do Lutzemberg não se falava muito em ambientalismo na época do Roessler menos ainda.. Ele fazia o que tava ao alcance dele, publicou 301 crônicas no correio do povo alertando sobre os impactos e danos ao meio ambiente e paralelo ao serviço de delegado florestal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com