TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkeim Análise da Sociedade

Por:   •  26/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Ana Carolina Reinehr

Matrícula: 17105698

Questão 1: Apresente e explique o conceito de função utilizado por Durkheim em Da divisão do trabalho social.

Durkheim montou um modelo funcionalista de sociedade, em que é encarada como um organismo vivo, um conjunto de elementos em que cada um é indispensável. O que distingue a sociedade de um aglomerado de indivíduos é a solidariedade, cujo a principal função é manter o equilíbrio social. O interesse dele encontrava-se nas mudanças que transformavam a sua sociedade contemporânea, na solidariedade social e moral, no que une a sociedade e impede a sua queda. Para a solidariedade se manter é necessário que os indivíduos se integrem em grupos sociais e se sigam por um conjunto de valores comuns. Porém, por um lado, o indivíduo pretende satisfazer todos os seus desejos e ambições e, por outro, a sociedade não o permite e obriga-o a seguir determinadas normas por ela impostas. Segundo Durkheim, existem dois tipos de sociedade diferentes em função do tipo de solidariedade presente, que pode ser mecânica ou orgânica.

A sociedade baseada em solidariedade mecânica não possui divisão do trabalho social e apresenta uma forte consciência coletiva. Este tipo de sociedade tem por base a indiferenciação dos indivíduos. A sociedade baseada em solidariedade orgânica possui divisão do trabalho social e apresenta uma forte consciência individual, à igualdade de oportunidades e à justiça social. Verifica-se um grande número de indivíduos, uma elevada densidade material e moral e a distinção entre os indivíduos faz-se de acordo com os diferentes papéis desempenhados. A passagem de uma sociedade baseada em solidariedade mecânica para uma sociedade baseada em solidariedade orgânica pode ocorrer devido ao aumento demográfico, ao desenvolvimento tecnológico e à maior disponibilidade de mão-de-obra.

Questão 4: Considerando as proposições de Weber, defina o que se compreende provisoriamente como o "espírito do capitalismo".

Weber foi o fundador e principal pensador da sociologia compreensiva. Tenta analisar o mundo de uma forma racional, encarando que os indivíduos são os que formam uma comunidade e não reflexos da mesma para o mundo, sendo considerado assim um individualista. Uma de suas principais obras é “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, no qual ele tenta analisar de forma objetiva a contribuição da religião protestante para o mundo. O homem capitalista tende a se basear, resumidamente, para enriquecer, em dois fatores: Tentar acumular a maior quantidade de riqueza possível e gastar a menor quantidade, pois dessa forma retém mais riqueza com si próprio. Através dessa análise pode ser analisado o porquê dos países que adotaram o protestantismo terem sido mais bem sucedidos do ponto de vista da acumulação de capital.

A ética protestante se baseia no que é mais desejado pelo capitalismo. Ao mesmo tempo em que dignifica o trabalho como forma de prestar serviço a Deus, condena o consumo excessivo do que não for necessário para as necessidades básicas do corpo já que considerava uso indevido de uma dádiva divina. Estes parâmetros possibilitaram uma conversão rápida da classe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com