TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDI - Intercâmbio Eletrônico de Dados

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

ADMINISTRAÇÃO

TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR

PROF.:

 

SUMÁRIO

TÍTULO

EDI: A COMUNICAÇÃO QUE TRAZ LUCRO

RESUMO

EDI - Eletronic Data Interchang, é uma ferramenta que viabiliza a troca de documentos eletronicamente, possibilitando a diminuição de erros de digitação e o volume de papel ao mesmo tempo que aumenta a eficiência e rapidez na comunicação, gerando também um melhor gerenciamento e ganho de produtividade, somente com a utilização de um computador, acoplado a um moden, uma linha telefônica e um software específico para a comunicação e tradução dos documentos eletrônicos.

PALAVRA CHAVE

INTRODUÇÃO

        Antes de tratarmos sobre a importante ferramenta EDI, discorreremos sobre algumas informações importantes relacionadas ao E-commerce, e que estão diretamente ligadas também ao EDI.

O que é o E-commerce?

        E-Commerce é a abreviação de electronic commerce, cuja tradução é comércio eletrônico. No sentido amplo do termo é todo o comércio realizado através de meios eletrônicos. O e-commerce surgiu em 1970 com a EDI e EFT fazendo transferência de valores entre pessoas e empresa, mas foi com a internet que ele ganhou força e ficou disponível para todas as pessoas.

Hoje todos podem abrir o seu próprio e-commerce e passar a vender pela internet, com mais simplicidade do que abrir uma loja física para comercializar produtos. Tem como um dos seus maiores diferenciais a possibilidade de atender tanto mercados enormes como nichos muito específicos.

Um exemplo disso é a Amazon.com, que vendeu milhões de livros Harry Potter, mas a metade do seu faturamento veio de livros com menos de dez unidades vendidas.Este exemplo mostra como é possível atrair uma grande quantidade de pessoas de nichos de mercado específicos através da internet. Se o público consumidor dos seus produtos é pequeno na sua cidade, isso não é problema, porque você pode vender para pessoas interessadas no seu produto em qualquer lugar do país.

Uma livraria física não consegue oferecer todos os livros dentro de sua limitação de espaço físico, mas na internet é possível vender uma enorme variedade de títulos.

        Um recente estudo encomendado pelo Google, indentificou que o ecommerce gerará para os próximos anos, uma receita do equivalente a 700 bilhoes de dólares. Será possível visualizar os trechos importantes desta matéria no anexo 1 deste arquivo.

O EDI muito utilizado pelas empresas, ligando diretamente o cliente ao fornecedor, independente dos hardwares e softwares em utilização, facilitam o envio de pedidos de compra, como também outros documentos padronizados, enviados sem a utilização de papel, gerando ganhos imediatos no custo administrativo e operacional.

Grandes volumes de informações podem ser enviadas de um computador para outro com muita rapidez, recebendo respostas rápidas, agilizando o atendimento ao cliente e assim, possibilitando o crescimento da empresa.

Os dados são compactados, criptografados e acessados somente por uma senha especial, como é mostrado na figura abaixo:

[pic 1]

Existente há um bom tempo, o EDI, é uma forma de comunicação e de transação que pode ligar a empresa a seus clientes, fornecedores, banco, transportadora e outros setores que cooperam para o desenvolvimento da empresa, trazendo muitas vantagens como a segurança e precisão das informações, por exemplo.

Os padrões de protocolos de comunicação do EDI fornece três serviços chave para as trocas de informações.  A primeira delas é a semântica, um método para receber o significado dos dados, usando dicionários e descrições de transações. A segunda, é a sintaxe, são tipos de dados e regras padronizadas, o que permite que os dados sejam empacotados em uma só mensagem.

Para ser uma só mensagem, é necessário que haja uma estrutura combinada, ou seja, o destinatário tem que conhecer a estrutura da mensagem para ser capaz de recebe-la automaticamente. A partir do momento em que os documentos eletrônicos passaram a ser comuns, era necessário criar uma padronização universal devido à multiplicidade de linguagens entre empresas e instituições. Quando utilizado de forma adequada, padronizado, o EDI oferece muitos benefícios na realização das operações, principalmente nas áreas de transporte, estoque e serviço ao cliente.

HISTÓRIA EDI x ECOMMERCE

Desde o momento que os processos comerciais e mercantis ultrapassaram os limites das aldeias, onde o carro de boi, o lombo do burro ou a carroça e barco era o meio habitual para transportar suas mercadorias e riquezas, surgiu a necessidade de documentar e controlar estas operações.

        Ao aumentar o volume das operações realizadas entre aldeias, posteriormente entre comerciantes, empresas e também entre nações, naturalmente que o controle das transações e o acompanhamento das cargas, até então realizadas manual, começou a tornar-se problemático. Erros, incoerências de informações, extravios, desvios, roubos, atrasos, etc., passaram a exigir a utilização de outros métodos mais eficazes, rápidos e seguros.         Então, passaram a ser utilizados os ábacos, as calculadoras e a partir do meado do último século, surgiram os computadores, seus diversos softwares que realizavam todos os cálculos, controles e trabalhos automaticamente. Foi a grande revolução que veio dinamizar todos os processos produtivos e comerciais. Surgiram aplicações destinadas a "realizar e fazer o controle e a manutenção" da contabilidade, do faturamento, dos processos de produção, da gestão dos estoques, do controle de vendas e de toda a cadeia logística de transporte de cada empresa.

        Como resultado deste primeiro processo de informatização começaram também a surgir os primeiros inconvenientes. Considerando que, normalmente, as informações produzidas pelas organizações tradicionais são em forma de papel e geralmente em grandes volumes, surgiu o problema do seu manuseio e tratamento. Os formulários e planilhas, preenchidos manualmente, passaram a se acumular nas tradicionais "bandejas de entrada ou saída" e, na era da informática, quando esses papéis começaram a ser substituídos pelos "preciosos relatórios" de computador, os mesmos seguiram inundando as "bandejas" e continuaram a exigir um tratamento manual todo especial.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com