TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório1 - Introdução à Estatística Descritiva

A estatística divide-se em dois grupos de estudo: a estatística descritiva e a estatística inferencial. Trabalharemos, agora, em cima da estatística descritiva.

A estatística descritiva nos permite desenvolver conhecimento a partir da apresentação dos dados, organizando e descrevendo esses conjuntos. É fundamental o conhecimento do perfil da população ou amostra para que a estatística represente de maneira fidedigna a realidade.

Os dados a se trabalhar podem ser qualitativos ou quantitativos, e utilizamos diferentes técnicas para formar as amostras. Muitas maneiras de dispor os dados podem ser utilizadas, cabendo ao profissional saber qual melhor de adapta a sua analise. A partir das distribuições de frequência, ramificam-se varias ferramentas de trabalho para a estatística descritiva, como os gráficos de frequência acumulada (ogivas), histogramas de frequência relativa, polígonos de frequência, etc.Também podemos trabalhar com plote troco-e-folha, uma maneira mais fácil de separar os dados, mantendo os valores originais. São muito válidos os diagramas de pizza para apresentação de dados qualitativos.

No software Excel temos ínfimas ferramentas para trabalhar com dados a partir de planilhas, tabelas, gráficos, banco de dados, etc. Dentre as ferramentas podemos utilizar formulas para calcular média, mediana, moda, etc., podemos criar tabelas, fazer gráficos e atuar de maneira dinâmica sobre o material construído.

O Excel também é um ótimo instrumento para a estatística descritiva, além de muito pratico, podemos interagir com os dados de nmaneiras. As representações dos dados podem ser obtidas de diversas formas com poucos comandos no programa e algumas formulas.

Não podemos esquecer que a estatística descritiva é a base para a estatística inferencial, e a partir dela desenvolvemos trabalhos, pesquisas, tomadas de decisões, experimentos, estudos de caso, enfim, tornando-se importante para diversas áreas do mercado de trabalho, como material de apoio ou mesmo como objeto principal da atividade.

Na administração, a estatística descritiva é indispensável para a tomada de decisões, que vão desde a compra ou não de um produto, a investimentos, estudo de mercado à implantação de novos sistemas. Independente da escolha que precisa ser feita, o estudo de caso, o conhecimento pratico, são tão importantes quanto a análise dos dados fornecidos pelas pesquisas. As informações tiradas das estatísticas, independente da maneira como são apresentadas, são de grande valia para o funcionamento organizacional. Além de justificarem os caminhos tomados pelo administrador.

Passo 3

Desafio A

Diagrama Caule e folha

Desafio B

Distribuição de Frequencia

Marca A

Numero de dados (n): 40

Numero de Classes (K) = √40=6,3245553

Limite inferior (LI) = 684

Limite superior (LS) = 1093

Amplitude das Classes (A): A= LS-LI /K→ A= 1093 – 684 / 6,32 → A = 409 / 6,32→ A = 64,71 ≈ 70

medidas de posição e medidas dedispersão e variabilidade

As medidas de posição e de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes enos apresentam o quanto os dados distanciam do valor central.

Basicamente as medidas de posição nos ajudam a encontrar um valor definido como padrão ou parâmetro: medidas de tendência central (média, mediana e moda) e separatrizes (mediana, quartis e percentis). E as medidas de dispersão nos apresentam uma comparação com os valores desejáveis, o quanto se aproximam ou distanciam das medidas de posição, o grau de variação existente no conjunto de dados. Algumas delas: amplitude total, desvio-padrão, variância etc. Sabemos que os dados são mais heterogêneos conforme as medidas de dispersão são maiores, e mais homogêneos quando as medidas são menores.

São varias as formas de se trabalhar com os dados e suas medidas, aplicadas conforme favoreça o entendimento e o controle dos dados de maneira interessante, esclarecendo os dados que serão manejados.Utilizadas em cálculos como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (571.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com