TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

ESTÁTÍSTICA

RELATÓRIO ESTATÍSTICO DE CONTROLE DE QUALIDADE

Atividade Prática Supervisionada na Dis-ciplina de Estatística do Curso de Admi-nistração do Centro de Educação a Dis-tância da Universidade Anhanguera – Pólo Mace, sob a orientação da professora tutora a distância Renata Machado e professora tutora presencial

CAMPO GRANDE - MS

SETEMBRO/2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA EM ADMINISTRAÇÃO 5

2.1 Conceito de Estatística 5

2.2 Aplicações da Estatística 6

2.3 Controle Estatístico de processo (CEP) 6

2.4 Estatística sendo aplicada na área de administração 7

3 COLETA DE DADOS ESTATÍSTICOS 9

4 FREQUENCIA ABSOLUTA E RELATIVA 11

5 RELATÓRIO DE APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO DO LOTE 13

5.1 Medidas de Tendência Central 13

5.2 Medidas de Dispersão 13

5.3 Aprovação ou reprovação do lote. 15

6 CONCLUSÃO 16

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 17

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem mostrar a importância adquirida pela estatística, on-de explica como a estatística começou a surgir no mundo e chegou até os dias atu-ais.

O estudo à Estatística é uma ciência exata que visa fornecer dados ao analis-ta, para coletar, organizar, resumir, analisar. Onde analisa parâmetros extraídos da população, tais como média ou desvio padrão. Essa ciência nos possibilita técnicas para extrair informação de dados.

Sendo que o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quan-tidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade, na medida em que vão permitindo tirar conclu-sões a cerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra e dando ain-da uma medida do erro cometido. Embora a Estatística remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informa-ções sobre os habitantes, riquezas.

Entre os séculos XVI e XVIII ocorreram aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Onde viram a necessida-de de coletar informações estatísticas referentes às variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organi-zações da sociedade, que podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas ativi-dades. Sendo assim, havendo expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas.

2 CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA EM ADMINISTRAÇÃO

2.1 Conceito de Estatística

Segundo Larson, Ron (2011 pg 2) “A estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões”.

A estatística na antiguidade mostrava as operações de contagem populacio-nal, já que eram utilizadas para obtenção de informações sobre os habitantes, rique-zas e entre outros. Dessa forma os povos sentiram a necessidade de armazenar dados estatísticos.

Hoje em dia é muito usado a estatística, pois atualmente os dados são obti-dos, classificados e armazenados, onde é disponibilizado em diversos sistemas de informações acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações.

Sendo assim o conjunto de dados se dividi em dois tipos de dados, sendo po-pulação e amostra. Onde a população é o conjunto de todos os resultados, respos-tas, medidas, já amostra é um subconjunto de uma população.

A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, ra-cionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

A estatística pode dividir-se em dois ramos:

Estatística descritiva (diz respeito aos métodos de recolha, descrição, visua-lização e ao resumo dos dados, os quais podem ser apresentados sob a forma nu-mérica ou gráfica);

Inferência estatística (a criação dos modelos e prenúncios relacionados com os fenômenos estudados, tendo em conta o aspecto aleatório e a incerteza das ob-servações).

Os métodos estatísticos e matemáticos, por sua vez, surgiram na sequência da teoria das probabilidades, que calcula a frequência com que ocorre um resultado numa experiência sob condições suficientemente estáveis.

2.2 Aplicações da Estatística

O conceito estatístico tem exercido influência na maioria dos campos do co-nhecimento humano. Métodos estatísticos sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, também no aprimoramento de processos de gerenciamento.

Citando como exemplos de aplicações são os índices de inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, entre outros exemplos. Na prática a estatística pode ser aplicada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como na área de saúde, área tecnológica, área cientifica, área de marketing e entre outras.

O mercado de trabalho na estatística vem crescendo cada dia mais, a diversi-dade de atuação é um dos grandes atrativos, que pode promover a melhoria da efi-ciência e também a solução de vários problemas práticos em quase todas as áreas do conhecimento.

2.3 Controle Estatístico de processo (CEP)

O CEP é descrito como um conjunto de ferramentas que busca o monitora-mento da qualidade. Com essa ferramenta consegue se uma descrição detalhada do comportamento do processo, identificando sua variação e possibilidade de controle ao longo do tempo através da coleta continua de dados e analise.

A principal idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com