TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia: Aula Sobre Bactérias Fitopatogênicas

Por:   •  3/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL BARRIGA VERDE – FEBAVE [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE – UNIBAVE

CURSO: Agronomia

DISCIPLINA: Fitopatologia

CRÉDITOS: 4                        

Estudo dirigido

De acordo com os slides da aula sobre bactérias fitopatogênicas, responda as questões abaixo:

1 – Levando em consideração a nomenclatura de bactérias em fitopatologia. Defina Patovar, Raça e Biovar. Dê um exemplo de patovar.

PATOVAR: Patovar é definido em relação à patogenicidade da bactéria a uma determinada espécie do hospedeiro. Explo: Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum é o agente da ‘mancha angular’ do algodoeiro; Xanthomonas axonopodis pv. glycines causa a ‘pústula bacteriana’ na soja.

RAÇA: Raça envolve a diferenciação dentro do nível patovar, com base na patogenicidade da bactéria às variedades ou genótipos pertencentes a uma mesma espécie hospedeira. Explo: as raças de Xanthomonas axonopodis pv. vesicatoria, agente causal da mancha bacteriana em tomateiro.

BIOVAR: Biovar é definido em relação às características bioquímicas ou fisiológicas apresentadas pela bactéria, avaliadas através de testes apropriados para esta finalidade e bem definidos pela literatura.

2 – Quais características diferenciam bactérias, fitoplasmas e espiroplasmas.

FITOPLASMAS: Os fitoplasmas são procariotos sem parede celular e, apesar de serem semelhantes as bactérias fitopatogênicas, estes patógenos se distinguem por serem bem menores. Desta forma, em termos evolutivos, pode-se dizer que os fitoplasmas são descendentes das bactérias que apresentam parede celular.

ESPIROPLASMAS: Os espiroplasmas, por sua vez, são semelhantes aos fitoplasmas, no entanto, distingue-se deste por apresentar forma espiralada ou helicoidal. Na agricultura, os espiroplasmas podem colonizar tecidos internos e habitar o floema, podendo desta forma, se distribuírem sistemicamente por toda a planta.

BACTÉRIAS: As bactérias são patógenos cosmopolitas, encontradas, portanto, distribuídas em praticamente todos os locais do mundo. De modo geral, as plantas são ótimos locais para o desenvolvimento de bactérias, em função do elevador teor de água.

Quando infectam as plantas, os principais sintomas dos patógenos bacterianos são: galhas e supercrescimentos, manchas foliares, podridões, murchas, cancros, entre outros.

3 – Dê um exemplo de uma doença causada por fitoplasma e de uma causada por espiroplasma.

FITOPLASMA: Em cana-de-açúcar, uma doença conhecida como síndrome do amarelecimento foliar ou amarelinho causou danos expressivos à cultura e provocou a substituição de uma cultivar muito produtiva e extensivamente plantada no estado de São Paulo. A doença também foi registrada em outros países e investigações sobre a etiologia evidenciaram a ocorrência de vírus e fitoplasma como agentes.

ESPIROPLASMA: As plantas de milho infectadas por espiroplasma apresentam encurtamento de internódios e, na base das folhas, formam-se largas faixas esbranquiçadas, irregulares em direção ao ápice. Durante o enchimento de grão os sintomas da doença são claramente visíveis e, quando são produzida espigas, estas apresentam poucos grãos, grãos frouxos, pequenos, descoloridos ou manchados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com