TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismol

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

  MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

        UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - CAMPUS CATALÃO

  DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

CURSO: QUÍMICA

         ALUNAS: HELLIARA CRISTINA DA SILVA

                                                  MONIQUE BIAZON DE OLIVEIRA

Resumo do Capítulo 5 – Empreendedorismo “TRANSFORMANDO IDEIAS EM NEGÓCIOS” José Carlos Assis Dornelas.

     Neste capitulo é analisado a elaboração de um plano de negócios, mostrando sua eficácia no planejamento de novas empresas. Foram mostradas algumas das estruturas que comportam o plano de negócio. Finalizando o capitulo trata-se de concursos de plano de negócios que visa incentivar o empreendedorismo aos jovens universitários.

     O principal motivo para o péssimo desempenho de empresas criadas na economia mais ativa e convidativa ao surgimento de novos negócios em todo o mundo é diante de uma pesquisa do SBA observa-se que 2% dos casos fracassados têm causas desconhecidas, e os outros 98% são por falha ou falta de planejamento adequado de negócio. No caso brasileiro a falta de planejamento aparece em primeiro lugar, essas falhas podem acontecer devido a armadilhas no gerenciamento do dia a dia de pequenas empresas. Existe uma importante ação que somente o próprio empreendedor pode fazer pelo seu empreendimento: planejar.

    Dezenas de livros e artigos têm sido escritos e publicados de como escrever um plano de negócios que revolucionará a empresa. Isso tem ocorrido também pelo Brasil, inicialmente devido ao fervor da nova economia. O cuidado é o de escrever um plano de negócios com todo o conteúdo que se aplica a esse documento e que não contenha números recheados de entusiasmo ou fora da realidade. O plano de negócios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto no planejamento de empresas maduras. A maioria dos planos de negócios resume-se a textos editados sobre um modelo predeterminado e que não convencem ao próprio empreendedor.

    É preciso ter em mente que essa ferramenta deve ser o cartão de visitas do empreendedor, mas também pode ser seu cartão de desqualificação. E, como cartão de visitas, o empreendedor deve sempre ter à mão o plano de negócios de seu empreendimento, elaborado de maneira primorosa e cuidadosamente revisado. Devido a sua importância, o plano de negócios deve ser sempre inserido como disciplina regular em cursos de administração. Uma tradição a ser quebrada é achar que o plano de negócios uma vez concebido, pode ser esquecido. Este é um erro imperdoável e as consequências serão mostradas pelo mercado que está em constante mutação. Todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, outra característica importante é que ele não deve estar apenas focado no aspecto financeiro.

     Com o plano de negócios uma empresa deverá lucrar mais na média, entende e estabelece diretrizes para seu negócio, gerencia de forma mais eficaz a empresa, monitora o dia a dia da empresa, dentre outros. Vários são os públicos alvos de um plano de negócios, pode-se citar: Mantedores de incubadoras, parceiros, bancos, investidores, fornecedores, os clientes e sócios.

    Uma  possíveil estrutura para a preparação de um plano de negócios é apresentada a seguir:

  1. Estrutura
  • Capa
  • Sumário
  • Sumario executivo
  • Analise estratégica
  • Descrição da empresa
  • Produtos e serviços
  • Plano operacional
  • Plano de RH
  • Analise de mercado
  • Estratégia de Marketing
  • Plano financeiro
  • Anexo

 

    Outra questão muito discutida é sobre qual deve ser o tamanho do plano de negócios, o que se deve fazer é escrevê-lo de acordo com seu público-alvo. Têm-se o plano de negócios completo: é utilizado quando se pleiteia uma grande quantidade de dinheiro e necessitar apresentar uma visão mais completa do seu negocio, pode varias de 15 a 40 paginas.

    Plano de negócios resumido: quando se necessita apresentar algumas informações resumidas ao investidor, pode variar de 10 a 15 páginas.

     Plano de negócios operacional: utilizado internamente na empresa pelos diretores, gerentes e funcionários. Seu tamanho pode variar.

    Algumas ferramentas de auxilio á escrita têm surgido com aspectos inovadores, o que pode contribuir para que o empreendedor obtenha seu plano de negócios em menos tempo e com a escrita adequada. As ferramentas mais inovadores oferecem criticas automáticas de conteúdo e estrutura do PN, o que se aproxima a uma consultoria, alguns programas de software destinados a esta finalidade: Easyplan, Business Plan Pro, BizPlan Builder.  Independentemente do tamanho e do tipo do plano de negócios, e se este é feito com auxilio de software ou não, sua estrutura deve conter as seções antes apresentadas não de forma isolada, mas relacionadas com base em uma boa análise de mercado e da situação da empresa atual. Além do plano de negócios em forma de documento, é necessária a apresentação para o publico-alvo em questão. Nesse caso as ferramentas extremamente uteis, são os pacotes de software destinados a apresentações, como Microsoft Power Point.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (85.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com