TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO A ESTATISTICA DESCRITIVA

DISTRIBUIÇAO DE FREQUENCIA

Distribuição de frequência é uma tabela que mostra classes de intervalos de uma entrada de dados com um numero total de entradas em cada classe. A frequência f de uma classe é o numero de entrada de dados na classe.

Um exemplo de distribuição de frequência;

classe

Frequência, f

1-5

5

6-10

8

11-15

6

16-20

8

21-25

5

26-30

4

Na distribuição de frequência que esta acima  há seis classes,a frequência de cada uma das seis classes são:5,8,6,5 e 4,cada classe possui um limite inferior de classe ,que é o menor numero que pode pertencer a classe,e o limite superior da classe ,que é o maior  numero que pode pertencer a uma classe.Nesta distribuição de frequência os limites inferiores das classes são:1,6,11,16,21 e 26.E os limites superiores da classe são:5,10,15,20,25,30.A amplitude da classe é a distancia entre os limites inferiores  ou superiores de classes consecutivas.A amplitude de classe nessa distribuição e 6-1=5.

A amplitude total  é a diferença total dos máximos e mínimos  das entradas de dados .

PONTO MEDIO E FREQUENCIA RELATIVA E ACUMULATIVA DE CLASSE

O Ponto médio de uma classe é a metade da soma entre os limites inferior  e superior da classe,as vezes o ponto médio é chamado de característica da classe.

Frequência relativa de uma classe é a porção ou porcentagem dos dados que entra nessa classe, para determinar a frequência relativa de uma classe ,divida a  frequência f,pelo tamanho da amostra n. = f/n.

A Frequencia acumulativa de uma classe é a soma da frequência daquela classe com a de todas as  classes anteriores.A frequência cumulativa da ultima classe é igual ao tamanho da amostra n.

GRAFICOS DAS DISTRIBUIÇÕES DE FREQUENCIA

Um histograma de frequência é um gráfico de barras que representa a distribuição de frequência de um conjunto de dados.

Um histograma possui as seguintes propriedades.

1-Escala horizontal e quantitativa e mede os valores dos dados.

2-A escala vertical mede as frequências das classes.

3-Barras consecutivas devem estar encostadas uma as outras.

Uma vez que as barras consecutivas de um histograma devem se encostar, elas começam a terminam nas fronteiras das classes, e não nos limites das classes. As fronteiras das classes são os números que separam uma classe sem deixar uma falha entre elas. Voce pode marcar a escala horizontal tanto nos pontos médios quanto nas fronteiras de classe.

Se as entradas de dados forem números inteiros podemos subtrair 0,5 de cada limite inferior,e no superior adicionar 0,5  de cada limite superior,assim podemos calcular os limites de fronteira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com