TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 10


        

                

RESUMO

Como objetivo proposto desenvolveremos um relatório, baseando-se em amostras coletadas para a realização de um estudo de caso, nosso objetivo consiste em analisar amostras de pacotes de café, realizaremos a análise das pesagens e com os resultados podemos identificar se os lote poderão ser aprovados ou reprovados.

De maneira teórica e com exemplos práticos, como tabelas e gráficos definiremos os conceitos de estatística, como a estatística é aplicada nas diversas áreas, principalmente na Administração, abordaremos o conceito de Estatística e suas ferramentas que são de muita importância para compreensão dos dados estatísticos.                          

Palavras chaves: amostras, dados estatísticos, análise, administração, pesagens.

SUMÁRIO

Introdução        5

1. Conceito de Estatística        5

1.2 Aplicação da Estatística         6

1.3 Aplicação da Estatística na área de Administração        6

2. Coleta de dados estatísticos        8

2.1 Quadro 1 - Pesagem        9

3. Conceito de Freqüência absoluta e freqüência relativa        10

3.1 Quadro 2 - Freqüência absoluta e freqüência relativa        10

3.2 Gráfico 1 – Freqüência absoluta        11

3.3 Gráfico 2 – Freqüência relativa        11

4. Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão        12

4.1 Cálculos: média, moda, mediana, variância e desvio padrão        12

4.2 Interpretações estatísticas dos resultados obtidos        13

4.3 Considerações finais        14

Referências bibliográficas        15

Referências eletrônicas        15


INTRODUÇÃO

A estatística é uma ferramenta muito útil dentro das organizações, pois ajuda a interpretar e analisar grande conjunto de números. Através das análises estatísticas, auxiliam as organizações a se tornarem mais competitivas e firmes através da análise dos dados coletados e expostos em gráficos ou tabelas. Além de ser uma ferramenta para o dia a dia das organizações, a longo prazo ela permite que a empresa realize um balanço quanto ao crescimento, sua sustentabilidade, sua posição no mercado, assim mantendo uma visão ampla dos negócios, maior rentabilidade e os melhores resultados.

Para que a estatística seja bem sucedida é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, o trabalho do estatístico é o de ajudar no planejamento e na obtenção dos dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentá-los de maneira a facilitar a tomada de decisões dos executivos dentro das empresas. As planilhas eletrônicas permitem o cálculo de diversas estatísticas e confecção de gráficos de forma rápida e eficiente.

1. CONCEITO DE ESTATÍSTICA

A estatística é a ciência que se dedica a coleta de dados, análise e interpretação dos dados, assim o objetivo da estatística é a produção da melhor informação a partir dos dados coletados. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

   

A estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências, é bastante usada em órgãos governamentais, indústrias, Universidades e instituições. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

A estatística pode ser dividida em duas partes: a estatística descritiva e a inferência estatística. A estatística descritiva compreende a coleta, organização, a descrição dos dados, o cálculo, representando os dados em forma de tabelas e gráficos, e também resumir as informações contidas nestes dados mediante a utilização de medidas estatísticas.

A inferência estatística compreende procedimentos empregados na análise e interpretação dos dados para estabelecer as conclusões ou inferências sobre todo um grupo – população –quando se observou apenas uma parte - amostra- representativa desta população.

  1. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA

           

Atualmente grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação é de pesquisas e estudos estatísticos, como os índices de inflação, de emprego e desemprego, pesquisas eleitorais. O Instituto de Geografia e Estatística – IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável peã produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais.

A estatística vem sendo empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, podemos destacar na área médica, onde a estatística fornece metodologia adequada para possibilitar a eficiência de um novo tratamento para combater determinada doença. No desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle de tráfego, na previsão de surtos epidêmicos, bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas e os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meios magnéticos e disponibilizados para utilizar no desenvolvimento de suas atividades.

  1. APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

A estatística está presente em quase todas as áreas da administração, pois envolve o planejamento do experimento a ser realizado. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas de decisão, sendo assim a estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas possam definir suas metas, avaliar seu desempenho, identificar os pontos fortes e fracos e buscar a melhoria contínua de seus processos de trabalho.

Atualmente os administradores precisam utilizar os métodos estatísticos, mas é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor desenvolva um espírito crítico. Devido à grande demanda do mercado, as empresas buscam a contratação de gestores que tenham um nível alto de conhecimento em estatística, pois este conhecimento tem feito uma grande diferença nos processos decisórios das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (448.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com