TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 1

Estatística descritiva

A estatística possui dos ramos que deveremos considerar: a estatística descritiva e estatística inferencial. Vamos nos concentra nessa etapa, à estatística descritiva. A estatística descritiva é responsável por organizar, resumir e representar os dados coletados. A Estatística Descritiva pode ser resumida nas seguintes etapas:

• Definição do problema

• Planejamento

• Coleta dos dados: Crítica dos dados

• Apresentação dos dados: tabelas e gráficos

• Descrição dos dados

Em estatística descritiva teremos dois métodos que podem ser usados para a apresentação dos dados: métodos gráficos (envolvendo apresentação gráfica ou tabular) e métodos numéricos (envolvendo apresentações de medidas de posição ou dispersão).

Apresentação gráfica e tabular

Os gráficos são uma das ferramentas mais eficientes de apresentação de dados. Um gráfico é uma figura constituída a partir de uma tabela. Enquanto as tabelas fornecem uma idéia mais precisa e possibilitam uma inspeção mais rigorosa aos dados, os gráficos são mais indicados em situações que objetivam dar uma visão mais rápida e fácil a respeito das variáveis às quais se referem os dados.

Existem vários tipos de gráficos que podem ser utilizados com o objetivo de descrever um conjunto de dados resumidamente. Alguns deles serão aqui exemplificados. Vejamos, primeiro, uma forma tabular de apresentação de dados e, a seguir, veremos 3 tipos de apresentação gráfica.

Distribuição de frequência é a organização tabular dos dados em classes de ocorrência, ou não, segundo suas respectivas frequências absolutas. Em alguns casos há também o interesse de se apresentar os dados em frequências relativas ou acumuladas.

A apresentação dos dados em tabelas obedece a certas normas e recomendações, essas normas são úteis para que as tabelas sejam feitas de modo que simplicidade, clareza e veracidade perdurem. Uma observação importante é que as tabelas devem ter significado próprio, ou seja, devem ser entendidas mesmo quando não se lê o texto em que estão apresentadas. O mesmo é válido para as tabelas de distribuição de frequências.

Podemos citar três tipos de apresentação gráfica: Histograma de frequência, polígono de frequência e a ogiva (gráfico de frequência acumulada).

Passo 3

1. Desafio A

Diagrama de Caule e Folha

Lâmpada A Lâmpada B

68 4 81 9

69 7 83 6

72 0 88 8

77 3 89 7

82 1 90 37

83 15 91 8

84 8 94 23

85 229 95 29

86 08 96 2

87 06 98 6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com