TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordlândia

Por:   •  11/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3

Fordlândia: 

(Disponível em< http://www.youtube.com/watch?v=x2SpGRuwqA4 >

Acesso em 04/11/2014

Resenhado por: Jéssica Souza Serra

  Tudo começou quando Henry Wickhmam em 1876 levou 70 mil sementes de seringueira para Inglaterra, despertando o interesse, da região do Norte do Brasil, próxima ao rio Tapajós. Em 1920 era um lugar pouco povoado e de difícil acesso, não havia saneamento básico, energia elétrica, água encanada ou mesmo bons hospitais ou escolas. O interior da Amazônia possui maior floresta tropical do mundo, onde Henry Ford idealizou uma cidade americana e tudo que sabemos sobre ela hoje está na memória dos poucos sobreviventes e em pequenos filmes documentais.

  Ford acreditava que a terra era um santuário para seringueiras e por isso decidiu plantá-las no Brasil, para não ficar preso ao monopólio dos Estados Unidos. Em 1928 foi construída a cidade Fordalândia, por ele no Pará na região dos Pilares. Ele embarcou uma cidade inteira em dois navios, mas não fez nenhum estudo prévio do local, não procurou  conhecer sua história e a geografia, tomou a decisão nos Estados Unidos, raciocinando como um capitalista. A região escolhida por ele sofreu grande transformações, 10% do 1 milhão de hectares que foi comprado, foi queimado de uma só vez, pois o governador  Dinísio o autorizou a fazer o que quisesse no solo, subsolo, comunicação e navegação.

  Ford levou uma cidade melhor que qualquer outra do Brasil, com escola, hospital considerado um dos melhores, com cirurgia plástica, farmácia com medicamentos gratuitos, maquinaria moderna. Tudo isso para os trabalhadores que fabricavam  borrachas,  feitas do látex extraídos das seringueiras ali plantadas e que eram levadas para Detroid nos Estados Unidos. Foram contratadas 5 mil pessoas de todo o mundo,  que passavam por exames médicos e policiais e se aprovadas mudavam a condição de vida para melhor. Porém a diferença entre brasileiros e americanos era bem visível, no vestuário, na alimentação, nas crenças, nos valores, no modo como encaravam o trabalho e o lazer, por isso houve conflitos, uma vez que Ford queria todos se alimentassem com uma única dietaamericana, proibindo até a farinha de mandioca. Em 1930 houve o Quebra Panelas, que os trabalhadores reivindicavam seus direitos violados. Ford não se importava com hábitos anteriores dos caboclo e dizia que : “Contratava operários e não o seu passado.” Ele era muito rigoroso na produção e nos horários.

  A cidade foi próspera até a produção de borracha decair. É uma história de sucessão de fracassos, começando com a escolha da área. O golpe foi arrasador no empreendimento de Ford, ao surgir um fungo que destruiu toda a plantação, os norte-americanos desconhecendo as características da região implantaram a monocultura da seringueira, favorecendo o surgimento de pragas, a seringueira precisa da diversidade florestal. A companhia de Ford insistiu e construiu Belterra uma outra cidade próximo a Fordlandia, mas não deu certo também. Em 1945 os norte-americanos foram embora, deixando a cidade nas mãos de brasileiros, restando vestígios de uma era. O prejuízo de Ford foi de 100 milhões de dólares em valores atuais.

  Entregue a melancolia  e ao esquecimento ficou a cidade e os que ali ficaram, as pessoas vivem em situação precária e em casas arruinadas. O governo paraense tentou reativar a cidade várias vezes, mas não conseguiu, pois o custo é muito alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com