TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fverrosssj

Por:   •  23/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Forças intermoleculares

É a força que mantem uma molécula unida a outra.

Porem tem exceção do plasma e dos gases nobres.

É a tração de uma molécula com uma molécula vizinha

Divididas em:

Força dipolo permanente :ocorre entre moléculas polares ( ligação entre átomos diferentes, o elemento mais eletro negativo atraira os elétrons para si, ficando com sua carga parcial negativa e o átomo menos eletronegativo ficara com sua carga parcial mais positiva caracterizando como uma molécula polar).

E sua soma dos vetores terá que ser diferente de zero

Ela ocorre por conta da eletronegatividade.

Dipolo induzido: ocorre em moléculas apolares

Dipolo instantâneo:quando os elétrons  se encontram em mais de um local, produzindo uma certa diferença de eletronegatividade estantanea.

(SIMPLIFICANDO Moléculas polares se atraem quando o lado positivo de uma molécula está próximo do lado negativo de outra. Essas forças dipolo-dipolo são efetivas tão-somente quando moléculas polares estão muito próximas, sendo elas geralmente mais fracas que as forças íon-dipolo,como exemplo: a ligação de moléculas de cloreto de hidrogênio, HCl entre si

  • Ligação de hidrogênio, interações dipolo-dipolo, ocorre quando há ligação de moléculas contendo átomos de hidrogênio(H) com átomos de F,O ou N. Como exemplo: a água (H2O) e a amônia (NH3)
  • O hidrogênio faz ligações covalentes (ligação química em que há compartilhamento de elétrons) e ligações que não são químicas, apenas interações. A Ligação de Hidrogênio é uma interação entre átomos de hidrogênio de uma molécula com átomos de elementos altamente eletronegativos (oxigênio, flúor e nitrogênio) de forma que o hidrogênio sirva como "elo" entre os átomos com os quais interage. Pensava-se anteriormente que o elétron fosse compartilhado pelas moléculas da interação, entretanto se fosse assim, seria uma ligação covalente. As Ligações de Hidrogênio podem ser classificadas em intramolecular, que ocorrem na mesma molécula, e intermolecular, que ocorrem entre moléculas vizinhas.
  • Íon-dipolo, entre o íon e molécula polar Ex: NaCl em H2O
  • Dispersão de London, entre moléculas apolares. Ex: N2O2
  • Dipolo induzido, entre molécula apolar + molécula polar. Ex: CO2 em H2O.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com